Nos dias 6 e 13 de dezembro estivemos na Unidade Curricular “Materiais na Experiência Matemática”, a convite da Professora Cristina Morais, para falar um pouco sobre as potencialidades da linguagem de programação Scratch com alunos da Licenciatura em Educação Básica.
No primeiro dia, para além de uma explicação sobre algumas partes mais técnicas, refletimos com os alunos sobre as potencialidades do Scratch, a importância das metodologias ativas, do trabalho baseado em projetos e do papel do professor na aprendizagem. Lançamos ainda um desafio onde os alunos teriam de, num trabalho a pares, idealizar uma aplicação prática do Scratch, em contexto de aprendizagem, numa disciplina à sua escolha.
No 2.º dia, os alunos terminaram e apresentaram os seus trabalhos à turma, exemplificando com um pequeno projeto construído em Scratch.
Depois de cada apresentação, foi realizada uma reflexão sobre o que tinha sido apresentado bem como o potencial educativo de cada projeto, no final, foram definidos alguns caminhos para que o Scratch possa ser uma ferramenta que está nas mãos dos alunos e não do professor, que os leve a pensar, a criar, a resolver problemas e a desenvolver competências de comunicação.
Muito obrigado pelo convite e estamos à disposição para este tipo de trabalho que consideramos fundamental no percurso dos futuros professores.
Deixe uma resposta