No dia 24 de janeiro, decorreu mais uma sessão de partilha, no âmbito da iniciativa de Mentorias, que envolve as escolas que participam no Projeto-piloto Manuais Digitais.

Desta vez, foi o Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, o anfitrião de mais uma sessão de partilha e reflexão sobre as práticas digitais e as alterações a nível pedagógico que este projeto tem gerado nas suas salas de aulas.

Nesta sessão, onde estiveram presentes as Embaixadoras Digitais Eduarda Ferreira e Carmo Correia, participaram 34 professores das escolas deste grupo de mentoria (AE de Sampaio, AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE Pinhal de Frades, AE Maria do Carmo Serrote e AE Paulo da Gama) bem como 4 docentes dos AE Vale de Milhaços e AE Pedro Eanes Lobato como observadores. Estiveram também presentes 4 alunos líderes digitais do agrupamento, a representante dos encarregados de educação e uma representante dos assistentes operacionais, de forma a poder ser apresentada a forma como a implementação do digital é vista e encarada pelos vários elementos da comunidade educativa.

Após a visita guiada pelos alunos do curso profissional de turismo aos espaços da escola, os participantes puderam espreitar algumas aulas de 8.º ano, onde está a ser implementado o PPMD, partindo depois para uma discussão em grande grupo no espaço da biblioteca, à qual se seguiu ainda uma pequena formação sobre a utilização de portefólios digitais, uma estratégia que está amplamente disseminada no agrupamento, desde o pré-escolar até ao secundário.

No final, foi ainda construído, durante a sessão, um mural reflexivo sobre as práticas de cada um dos agrupamentos, o qual serviu de ponto de partida para a discussão de ideias a desenvolver em cada uma das escolas envolvidas.

A equipa do CCTIC congratula a escola anfitriã pela organização do evento, bem como todas as restantes escolas do grupo de Mentoria, pelos contributos que têm vindo a ser dados e que tem feito, desta iniciativa, uma mais-valia para o sucesso do projeto.