No passado dia 29 de maio de 2024, decorreu em simultâneo nas cidades de Setúbal e Ílhavo, respetivamente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, o Primeiro Encontro Nacional de Líderes Digitais e Líderes Digitais Benjamins, integrado no projeto SeguraNet, dinamizado pela ERTE/DGE e pelos CCTIC de Setúbal e Aveiro.

Em ambas as escolas, a Direção fez-se representar nesta iniciativa de enorme sucesso – por se tratar de um encontro de jovens para jovens. Em Setúbal, a sessão de abertura contou ainda com a presença da Senhora Coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), professora Carla Lourenço, momento esse que foi transmitido online para os dois locais do encontro que, assim, tiveram acesso, em simultâneo, às palavras de grande incentivo e consideração pela iniciativa.

Um outro ponto alto da jornada de trabalho prendeu-se com a colaboração da comunidade alargada na iniciativa. Em Setúbal, os alunos de animação sociocultural juntaram-se ao evento, desenvolvendo atividades relacionadas com a cidadania digital e os líderes digitais tiveram também a oportunidade de assistir à peça de teatro “Amor aos Quadrados”, da companhia Entre’ Palcos (Associação Pipa).

Em Ílhavo, um representante da Associação de Pais e a Terapeuta de Fala que dá apoio na escola dinamizaram workshops de índole prático, que levaram os alunos a refletir sobre as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial, por um lado, e sobre as suas dificuldades ao nível da comunicação em público e forma de ultrapassar esses desafios, por outro.

Os alunos, pais e professores tiveram a oportunidade de participar nas Sessões de mostra de trabalhos dos grupos de líderes do Norte: Agrupamentos de Escolas (AEs) de Tarouca, Ílhavo, Vagos, Gafanha da Encarnação e Colégio Júlio Dinis do Porto. A Sul, marcaram presença e mostraram o seu trabalho os Agrupamentos de Escolas da Damaia, Santo André (Barreiro), Vialonga, Proença-a-Nova e Colégio Sagrado Coração de Maria, de Lisboa.

Os temas abordados pelos alunos foram variados e de enorme pertinência. Foram discutidos os direitos de autor, o cyberbulling, as questões de autoria com a utilização da Inteligência Artificial, os perfis falsos, entre muitas outras temáticas.

Os alunos foram distinguidos com um diploma de participação e um saco do projeto SeguraNet com brindes variados. Cada agrupamento de escolas, recebeu um troféu – uma pequena placa alusiva ao projeto – idealizada e impressa (a três dimensões) na Escola Superior de Educação de Setúbal.

No total, a iniciativa contou com a presença de cerca de 80 alunos, 20 professores, 6 elementos dos Centros de Competência e 6 Encarregados de Educação. Resta dizer que os alunos foram brilhantes e que tanto os Líderes Digitais e Líderes Digitais Benjamins, bem como os professores e Encarregados de Educação que os incentivam e acompanham, marcaram a diferença. A todos a organização dá os seus sinceros parabéns, sendo em momentos como estes que acreditam na escola e no poder da educação para a formação de cidadãos mais conscientes e intervenientes.

A iniciativa “Líderes Digitais” está integrada no projeto Seguranet e é dinamizada pela ERTE/DGE e pelos CCTIC de Setúbal e Aveiro.