Os elementos do CCTIC-ESE/IPS acompanharam um grupo de alunos e professores da Escola EB1/JI de Vila Boim, que participaram no Matata World Robot Challenge – 2024, que decorreu em Dalian, na China, entre os dias 13 e 18 de novembro.

Estes alunos e professores foram os representantes portugueses nesta competição, que contou com 54 equipas de várias nacionalidades, incluindo equipas de China, Emirados Árabes Unidos, Bielorrússia e Cazaquistão.

A participação dos alunos foi resultado do trabalho desenvolvido no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas e fruto da participação na Smart Sports Competition, que o CCTIC-ESE/IPS levou a cabo no passado mês de maio, aquando das comemorações do Scratch Day.

Este evento permitiu uma estreita colaboração entre equipas de diferentes países, incluindo as do país organizador, facto que acreditamos ter ajudado a criar uma rede de colaboração entre todos os presentes, que certamente terá continuidade nos próximos anos. O facto de reunir pessoas de culturas tão diferentes permitiu-nos perceber que há muito mais coisas que nos unem do que nos separam. Apesar de termos origens diferentes, todos queremos apoiar as nossas crianças para que possam crescer e aprender em ambientes saudáveis, onde a programação de robôs pode ajudar a desenvolver a sua imaginação e criatividade.

Muitos parabéns ao Pedro e ao Salvador e aos professores Bruno Monteiro e Lídia Moura por todo o trabalho desenvolvido.

Muitos parabéns à organização da MatataStudio por ter conseguido criar um ambiente acolhedor, integrando os alunos estrangeiros em todas as atividades planeadas, criando pontes de diálogo e partilha entre as equipas e os professores presentes e fomentando a competição saudável, pensando, acima de tudo, nos jovens presentes.