No dia 18 de novembro, teve lugar a sessão de apresentação do Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch!” – edição 2025/26.
Durante a sessão de abertura, o Professor João Torres, Coordenador do CCTIC-ESE/IPS, teceu algumas considerações sobre a 11.ª edição deste Concurso, que conta já com milhares de projetos produzidos a nível nacional, sobre diversas temáticas. Ainda na sessão de abertura, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas de Setúbal, Dr.ª Elisabete Carvalho, parceira deste concurso desde 2025/25, falou sobre a importância das múltiplas linguagens no trabalho realizado pelos professores bibliotecários, salientando a importância do Scratch no mesmo. Finalmente, a Dr.ª Lígia Águas, Chefe de Serviço de Bibliotecas do Departamento de Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal referiu a importância deste tipo de parcerias e o compromisso da Câmara Municipal de Setúbal para o apoio a todos estes projetos e concursos.
De seguida, tivemos a presença da Doutora Cristina Roldão, Socióloga e Docente da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS), que nos trouxe alguns dados sobre diferentes temáticas relacionadas com a discriminação que, infelizmente, existe ainda em Portugal, dando assim o destaque à importância da escolha da temática para este ano “Quando a minha escola se tornou o mundo inteiro!”.
Posteriormente, o tema foi apresentado pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas de Setúbal, Dr.ª Elisabete Carvalho, e pela Professora Bibliotecária Fátima Pinto, que nos trouxeram algumas propostas que podem ser desenvolvidas nas escolas, assim como os recursos que selecionaram e que estão disponíveis no site de apoio ao concurso (https://projetos.ese.ips.pt/acriarcomscratch/).
Se não teve a oportunidade de estar presente, pode assistir à sessão de abertura, que está disponível aqui.
Esperamos, mais uma vez, que esta temática possa acolhida nas escolas portuguesas e esperamos pelos projetos que forem realizados pelos alunos.











