Decorreu na sexta-feira, dia 22 de março, uma sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais, na zona do Barreiro. O Agrupamento anfitrião foi o Agrupamento de Escolas de Santo André, que nos acolheu nas Instalações da Escola Básica 2/3 Ciclos da Quinta da Lomba. Estiveram presentes na sessão, além dos anfitriões da sessão, representantes do Agrupamento de Escolas de Azeitão, do Agrupamento de Escolas do Barreiro, do Agrupamento de Escolas D. João I e do Agrupamento de Escolas de Palmela. A sessão contou ainda com a presença da embaixadora digital Fortunata Beatriz e com a representação do CCTIC.
Podemos dizer que seguimos uma metodologia ativa. Os participantes foram convidados, no início, a usar um QR Code presente em cada uma das ilhas em que a sala estava dividida, que lhes dava as boas vindas e os convidava a sentarem-se em grupos heterogéneos. A partir daí, seguiram-se atividades que nos convidavam primeiro a trabalhar em equipa, na construção de uma torre com esparguete e outros materiais fornecidos, refletindo sobre a importância destas atividades e sobre o trabalho de grupo. A disposição da sala em que fomos recebidos convidava a isso, estando organizada em pequenas ilhas, cada uma delas com eletricidade que chegava por um fio pendurado no teto. Seguiram-se outras atividades em grupo, com partilhas em grande grupo, e a apresentação, pela escola anfitriã, de uma análise SWOT realizada pelas duas turmas do projeto e pelos professores envolvidos. A sessão terminou com um lanche reconfortante.
Não podemos acabar sem dar os parabéns aos anfitriões e a todos os envolvidos nesta sessão onde, pondo as mãos na massa, refletimos em conjunto sobre o trabalho feito e sobre o muito que temos ainda para fazer.
De notar ainda que, para além da Diretora do agrupamento que nos recebeu, que fez questão de estar presente e de acompanhar a sessão, estavam ainda presentes as diretoras de mais dois agrupamentos de escolas, o que, na nossa opinião, é sinal demonstrativo da importância que dão ao projeto.