Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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Capacitação Digital das Escolas – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades – Lisboa 2

Desta vez, foi a Escola Secundária Luís de Freitas Branco que acolheu mais um Evento Regional, no âmbito do Plano de Transição Digital. Este evento, o segundo dirigido a membros das direções e equipas PADDE da região de Lisboa e organizado pelo Centro de Competência em Tecnologias e Inovação  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (C2Ti), pôde contar com a presença do professor Dr. Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o qual realizou uma apresentação sob a temática : Inteligência Artificial no Apoio à prática docente.

Após um momento de partilha de práticas, foram realizadas sessões de reflexão conjunta em sala paralelas, partindo de cenários de discussão.

A professora Ana Chambel, em conjunto com a Embaixadora Digital do CFAE Calvet de Magalhães, Adelina Oliveira, moderou a sala em que a reflexão incidiu sobre o tema “O PADDE como estratégia de desenvolvimento digital da escola”, sendo este mais um momento de partilha e crescimento entre escolas, que se encontram a fazer o mesmo caminho e que enfrentam desafios semelhantes.

O Centro de Competência TIC de Setúbal congratula os colegas do C2Ti pelo sucesso do evento e agradece, mais uma vez, a oportunidade de fazer parte da sua dinamização.

Sessão de mentoria – grupo 20 (AE Luísa Todi)

No passado dia 19 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Luísa Todi recebeu os Agrupamentos pertencentes ao seu grupo de mentoria (Agrupamento de Escolas da Boa Água, Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, Agrupamento de Escola do Torrão e Agrupamento de Escolas de Santo André).

Nesta sessão, para além de conhecermos um pouco melhor a escola e de termos visitado algumas salas de aula, onde trabalham professores e alunos envolvidos no PPMD (1.º, 2.º e 3.º ciclos), tivemos ainda a oportunidade de perceber o caminho que tem vindo a ser realizado, neste Agrupamento.

Ao longo da sessão, vários professores foram partilhando algumas das estratégias que utilizam, no sentido de envolver os alunos na aprendizagem, tendo como pano de fundo que os manuais são um recurso e não apenas o único recurso existente. Foram ainda partilhadas algumas atividades que os diferentes grupos de ano/ grupos disciplinares desenvolvem, ao nível da planificação e do trabalho colaborativo.

Muito obrigado à equipa do Agrupamento de Escolas Luísa Todi pela forma como recebeu todos os participantes e como partilhou aquilo que tem sido o seu percurso, no âmbito do PPMD e não só.

Sessão de mentoria – grupo 18 (AE D.João I)

Na terça feira, dia 27 de fevereiro, decorreu, no Agrupamento de Escolas D. João I, na Baixa da Banheira, mais uma sessão no âmbito das Mentorias do Projeto Piloto Manuais Digitais (PPMD).

Num grupo de escolas, do qual também fazem parte o Agrupamento de Escolas de Azeitão, o Agrupamento de Escolas de Palmela, o Agrupamento de Escolas do Barreiro e o Agrupamento de Escolas de Santo André, foram mais uma vez apresentadas metodologias e ferramentas de trabalho com recurso ao digital, o qual, partindo das turmas que integram o projeto PPMD, se dissemina às restantes turmas do agrupamento.

Nesta sessão, na qual, para além dos elementos de cada agrupamento, esteve também presente a embaixadora digital Fortunata Beatriz, podemos assistir à partilha de práticas do professor Pedro Cópio, que nos apresentou uma ferramenta digital de fácil utilização e muito potencial pedagógico para a construção de percursos ou pedy papers, da professora Florbela Fernandes, que demonstrou algumas das atividades com recurso a robótica, que estão a ser desenvolvidas ao nível do pré-escolar e 1.º ciclo e das professoras Ana Mendes e Ana Teles que também partilharam exemplos de práticas com recurso a ferramentas digitais, em uso neste agrupamento, nas disciplinas de Matemática e Educação Visual.

A equipa do CCTIC congratula a escola anfitriã pela organização da sessão e pela forma como recebeu todos os presentes, esperando que os vários exemplos sejam disseminados nos seus agrupamentos, dando lugar à mudança e à melhoria das práticas pedagógicas.

Sessões de Partilha no âmbito da Iniciativa Líderes Digitais

Decorreram no dia 21 de fevereiro as duas primeiras sessões de partilha no âmbito da iniciativa Líderes Digitais, uma iniciativa da Direção Geral de Educação dinamizada de forma colaborativa pelos centros de competência TIC , CCTIC- ESE/IPS, de Setúbal, e CCTIC-UA da Universidade de Aveiro.

Durante esta sessão, os alunos, que se encontram a planificar e a dinamizar diversas atividades relativas à cidadania digital nas suas escolas, puderam partilhar com colegas de todo o país essas mesmas atividades, promovendo assim não só a colaboração entre escolas, mas também a motivação para aqueles que se encontram ainda numa fase inicial deste projeto.

Na sessão dos Líderes Digitais (alunos que frequentam o terceiro ciclo e secundário) a moderação foi realizada pelos alunos António Silva e Salvador Correia, do Agrupamento de Escolas de Sampaio, que apresentaram as partilhas de alunos do Agrupamentos de Escolas de Arronches , da Escola Secundária Henrique Medina, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho , do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves  e do Agrupamento de Escolas de Vagos. Esta sessão contou ainda com a presença e comentários do Dr. Luís Fernandes, psicólogo educacional e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa.

A sessão dos Líderes Digitais Benjamins (dos 1.º e 2.º ciclo) foi moderada pelos alunos João Rodrigo Neves e Laura Valente Pereira (Agrupamento de Escolas de Ílhavo) e Santiago Lourenço (AE de Tarouca), tendo sido realizadas partilhas por equipas de alunos do Agrupamento de Escolas Severim de Faria,  do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves de Torres Novas, do Agrupamento de Escolas de São Martinho  e da Escola básica e secundária de Santa Cruz. Nesta sessão esteve presente a Dr.ª Teresa Sofia Castro, professora e investigadora na Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto e membro integrado do seu centro de investigação CICANT. 

Ambas as sessões foram muito interessantes e conseguiram mostrar que os alunos e professores envolvidos neste projeto têm conseguido fazer a diferença e levar assuntos relacionados com a cidadania digital, não só aos seus pares nas suas escolas, mas também a todos os elementos das suas comunidade.

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e um muito obrigada aos nossos moderadores e convidados.

 

Capacitação Digital das Escolas – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades

O CCTIC-ESE/IPS esteve presente no Evento Regional de Lisboa que decorreu no dia 21 de fevereiro na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco do Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria.
Neste evento, direções dos agrupamentos e elementos das Equipas PADDE foram convidados a refletir sobre diversas questões relacionadas com a utilização do digital e o plano de transição digital que ocorre nas escolas.

A professora Ana Chambel, em conjunto com a Embaixadora Digital do Centro de Formação Cenfores, a professora Maria João Pereira, moderou um laboratório de diálogo alusivo ao tema: “O PADDE como estratégia de desenvolvimento digital da escola”.

Esperamos ter contribuído desta forma para a reflexão e para a mudança de práticas nos nossos agrupamentos e nas nossas escolas, levando assim à implementação “descomplicada” do digital no dia a dia dos alunos e professores.

ACD “Potencialidades educativas do Robô VinciBot”

No passado dia 15 de fevereiro, desenvolvemos a ACD “Potencialidades educativas do Robô VinciBot”, na Escola Superior de Educação de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.

Contamos com a participação de 10 docentes, de 5 agrupamentos diferentes (Agrupamento de Escolas de Palmela, Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Agrupamento de escolas da Boa Água, Agrupamento de Escolas de Sampaio e Agrupamento Escolas Sebastião da Gama), que vieram discutir connosco a forma como o VinciBot pode ser utilizado em contexto educativo. Foi uma sessão predominantemente prática, onde os professores tiveram a possibilidade de explorar o robô, assim como o Smart Sports Kit da Matatastudio.

No final, fizemos a apresentação da MWRC Smart Sports Competition, que vamos levar a cabo em maio, no Scratch Day, foi também apresentado o regulamento da competição, e algumas fichas que foram construídas, para apoiar o trabalho com este robô.

Muito obrigado aos 5 agrupamentos presentes, com quem temos vindo a desenvolver um trabalho de grande proximidade e que tinham já participado, no ano letivo 2022/23, na Competição Internacional de Robótica MATATALAB.

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