No passado dia 9 de fevereiro, estivemos no Evento Regional Capacitação Digital das Escolas (Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades), organizado pelos Centros de Competência TIC da Universidade de Aveiro e Softciências.
Durante o encontro, que decorreu na Universidade de Aveiro, tivemos a possibilidade de moderar os Laboratórios de Diálogo “A inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem” e “Reconfigurar Espaços de Aprendizagem com o Digital”.
Muito obrigado à organização pelo convite, pela confiança no nosso trabalho e pela forma como nos receberam.
Foi num ambiente de muita aprendizagem e partilha que decorreu, na escola sede do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, no Seixal, a terceira sessão do grupo de mentoria, de que fazem parte o Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, o Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, o Agrupamento de Escolas de Sampaio e o Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, o qual conta ainda com a participação das equipas do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços e do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, como escolas observadoras.
Para além da visita ao espaço, onde é implementado o projeto piloto de manuais digitais (PPMD), os elementos das equipas puderam conhecer outro, ainda em desenvolvimento, que dará lugar ao espaço inovador de aprendizagem deste agrupamento, e conversar com alguns dos alunos envolvidos neste projeto.
Durante a sessão, foi realizado um workshop sobre a temática “Metodologias Ativas”, no qual os presentes, tendo como base o modelo de rotação por estações, visualizaram alguns vídeos com exemplos concretos de práticas do agrupamento anfitrião, que recorrem a diferentes metodologias ativas, como por exemplo a gamificação, a aprendizagem por projeto ou a aprendizagem a partir de investigação.
Após o workshop, foi realizada uma reflexão, a qual foi registada num padlet conjunto partilhado com todos os elementos das escolas envolvidas.
O CCTIC congratula, mais uma vez, todos os envolvidos, principalmente a escola anfitriã que, apesar dos vários obstáculos com que se tem deparado, ao longo do seu caminho, tem encontrado soluções para os ultrapassar e desta forma crescer em conjunto com todas as escolas desta comunidade que é o projeto PPMD.
No dia em que se celebra a 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, partilhamos os trabalhos realizados por três turmas de dois Agrupamentos de Escolas diferentes (Agrupamento de Escolas Luísa Todi e Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago), sobre algumas questões relacionadas com a Cidadania Digital.
Sob o mote “3 turmas, 2 agrupamentos, uma cidadania”, este trabalho foi levado a cabo por turmas do 3.º, 4.º e 7.º anos de escolaridade, como forma de sensibilizar as crianças e jovens para a utilização segura e responsável das tecnologias.
No passado dia 29 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Azeitão recebeu o Agrupamento de Escolas do Barreiro, o Agrupamento de Escolas D. João I, o Agrupamento de Escolas de Santo André e o Agrupamento de Escolas de Palmela para mais uma sessão do seu grupo de mentoria.
Depois de uma breve introdução, por parte da Diretora do Agrupamento, tivemos a possibilidade de perceber algumas das estratégias que o agrupamento tem vindo a colocar em prática, no sentido de efetuar uma (Trans)FormAção do trabalho que é realizado, por alunos e professores.
De seguida, tivemos a possibilidade de ouvir dois alunos, que deram a sua opinião sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos manuais digitais, assim como algumas estratégias de estudo que têm vindo a desenvolver, aproveitando os recursos dos manuais digitais.
Após esta partilha, tivemos a possibilidade de ver o trabalho que está a ser desenvolvido com os manuais digitais, em sala de aula, e, depois deste momento, foram partilhadas algumas estratégias e recursos para a atribuição e divulgação do acesso aos manuais digitais.
Terminamos esta sessão com uma breve reflexão sobre a visita, que consideramos muito rica em partilhas, com muitas ideias que poderão ser colocadas em prática nos diferentes agrupamentos presentes.
Queremos agradecer à Direção do Agrupamento de Escolas de Azeitão, aos professores Adelaide Rodrigues, Luís Ornelas e Carlos Teixeira, e aos alunos Isabel e Rafael pela forma como nos receberam e por todo o trabalho de reflexão que realizaram, para que tivéssemos esta sessão de trabalho.
Realizou-se, na Escola Secundária de Santo André – Barreiro, no dia 25 de janeiro, aquele que foi o primeiro de um conjunto de encontros regionais que terão lugar por todo o país, durante este ano letivo.
Este encontro, que foi organizado de forma colaborativa pela Direção Geral de Educação, pelas equipas dos diferentes centros de competência TIC e pelos embaixadores digitais que apoiam as escolas da nossa área de intervenção, pretendeu fomentar a partilha e a construção de ações de caráter prático de desenvolvimento digital das escolas, no quadro do previsto no Plano de Transição Digital, promover a partilha de experiências e a criação de redes de apoio entre escolas e ainda acentuar o papel fundamental das ferramentas digitais na recuperação das aprendizagens dos alunos.
Estiveram presentes cerca de 150 docentes, que refletiram sobre a integração e o desenvolvimento do digital nos seus contextos educativos. Houve ainda lugar para um painel alusivo à Importância da Colaboração Entre Escolas, no qual estiveram presentes as docentes Fátima Nave, Cidália Marques e Aida Graça, seguido de um momento de partilha de boas práticas por parte dos agrupamentos presentes.
Pode consultar algumas das conclusões deste encontro, bem como o registo fotográfico de alguns momentos, no site de apoio à iniciativa, disponível aqui.
No dia 24 de janeiro, decorreu mais uma sessão de partilha, no âmbito da iniciativa de Mentorias, que envolve as escolas que participam no Projeto-piloto Manuais Digitais.
Desta vez, foi o Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, o anfitrião de mais uma sessão de partilha e reflexão sobre as práticas digitais e as alterações a nível pedagógico que este projeto tem gerado nas suas salas de aulas.
Nesta sessão, onde estiveram presentes as Embaixadoras Digitais Eduarda Ferreira e Carmo Correia, participaram 34 professores das escolas deste grupo de mentoria (AE de Sampaio, AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE Pinhal de Frades, AE Maria do Carmo Serrote e AE Paulo da Gama) bem como 4 docentes dos AE Vale de Milhaços e AE Pedro Eanes Lobato como observadores. Estiveram também presentes 4 alunos líderes digitais do agrupamento, a representante dos encarregados de educação e uma representante dos assistentes operacionais, de forma a poder ser apresentada a forma como a implementação do digital é vista e encarada pelos vários elementos da comunidade educativa.
Após a visita guiada pelos alunos do curso profissional de turismo aos espaços da escola, os participantes puderam espreitar algumas aulas de 8.º ano, onde está a ser implementado o PPMD, partindo depois para uma discussão em grande grupo no espaço da biblioteca, à qual se seguiu ainda uma pequena formação sobre a utilização de portefólios digitais, uma estratégia que está amplamente disseminada no agrupamento, desde o pré-escolar até ao secundário.
No final, foi ainda construído, durante a sessão, um mural reflexivo sobre as práticas de cada um dos agrupamentos, o qual serviu de ponto de partida para a discussão de ideias a desenvolver em cada uma das escolas envolvidas.
A equipa do CCTIC congratula a escola anfitriã pela organização do evento, bem como todas as restantes escolas do grupo de Mentoria, pelos contributos que têm vindo a ser dados e que tem feito, desta iniciativa, uma mais-valia para o sucesso do projeto.