No passado dia 6 de novembro, estivemos presentes no Encontro “Bem-estar: colaborar para transformar!”, que decorreu na Escola Secundária de Santo André, no Barreiro.
O programa incluiu a participação dos Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Santo André no evento, com a comunicação “Cidadania Digital: riscos e desafios na voz dos Líderes Digitais”. Durante a sua comunicação, os alunos João Bravo, Gabriel Rodrigues e Tomás Bandarra, acompanhados pelo professor José Romeiro, apresentaram o trabalho realizado no ano letivo anterior. Falaram também sobre a importância e quais as responsabilidades de um Líder Digital, para além de terem desafiado os jovens presentes para integrar esta Iniciativa que tem vindo a trabalhar as questões da Cidadania Digital, entre as crianças e jovens do país.
No próximo dia 13 de novembro de 2024, entre as 18h00 e as 19h00, integrado na Iniciativa Líderes Digitais, iremos dinamizar o Webinar “Vamos conversar com… Digital Services Act”.
Nesta sessão, será abordada a temática do Digital Services Act, que é um dos temas que os Líderes Digitais podem trabalhar, durante o ano letivo 2024/25.
O Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores, especialmente para as crianças e jovens.
Pode inscrever-se nesta sessão, através da plataforma de apoio à formação, disponível em: https://projetos.ese.ips.pt/acd. Depois de criar uma conta (para quem ainda não tem), deverá procurar o respetivo webinar e ser-lhe-á pedida uma senha de inscrição que é DSALD.
Em caso de dúvida, consulte, por favor, o seguinte guia de apoio à inscrição na plataforma/formação.
Durante o mês de Outubro realizaram-se, online, aquelas que foram as sessões iniciais de apoio às escolas envolvidas no Projeto Piloto Manuais Digitais. Nestas sessões, para além dos docentes das escolas e dos respetivos elementos das suas direções, estiveram também presentes elementos dos Centros de Competência de Setúbal, de Évora e Educom, os Embaixadores Digitais e alguns dos diretores dos Centros de Formação das áreas das escolas envolvidas.
Durante o ano letivo 2024/25, os Elementos dos Centros de Competência, à semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, irão organizar e apoiar sessões de debate, partilha e colaboração entre os grupos de escolas, promovendo a criação de redes de trabalho entre os docentes envolvidos neste projeto, os quais se encontram organizados em 5 grupos de colaboração, nos quais participam 22 agrupamentos das áreas geográficas de Setúbal, Alentejo e Algarve.
No ano em que se comemora o nascimento de Luís Vaz de Camões, a edição 2024/25 do Concurso Nacional de Programação “A criar com Scratch!” estará subordinada à temática “Os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões”.
Assim, aproveitamos para convidar todos os interessados a assistir à sessão de lançamento da Iniciativa, que decorrerá no próximo dia 7 de novembro, online, entre as 18h00 e as 19h00. Nesta sessão, como tem sido hábito nos últimos anos, teremos um orador convidado, que nos irá falar sobre a temática deste ano e responderemos a questões que nos sejam colocadas pelo público sobre o concurso.
Este ano, o orador convidado será o professor Jorge Borges, atualmente em funções no Plano Nacional de Leitura 2027.
No passado dia 24 de outubro, cerca de 130 professores estiveram presentes no Webinar “Vamos conversar com… Cidadania Digital e Liderança Escolar” e discutiram algumas questões relacionadas com a cidadania digital.
Durante duas horas, as professoras Sílvia Couvaneiro e Susana Senos conversaram com os participantes e refletiram sobre diferentes temáticas, trazendo evidências da investigação e pistas para o trabalho a realizar pelos professores nas suas escolas.
Proibir? Permitir? Discutir com os alunos, pais/encarregados de educação e professores como deve ser utilizado? Envolver ou simplesmente proibir? De que forma podem os agrupamento construir um plano de utilização do digital, integrando as questões da cidadania digital e envolvendo toda a comunidade educativa? Estas foram algumas das questões que foram abordadas e que devem ser alvo de discussão nos diferentes agrupamentos, sabendo que a escola tem um papel fulcral em todo este processo.
O CCTIC-ESE/IPS lançou este desafio aos professores presentes e prontificou-se para ajudar nesta discussão e na construção de um plano que seja capaz de dar resposta a todas estas questões.
Agradecemos a disponibilidade das nossas oradoras e a presença de todos os colegas em mais uma sessão de discussão e partilha.
A cidadania digital é uma área que assume cada vez mais importância na sociedade atual, sendo fundamental que as escolas trabalhem estas temáticas com os seus alunos, de forma responsável e ativa.
Foi no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área que o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, dinamizou, no passado dia 23 de outubro, a sessão que marcou o arranque daquela que será a 10.ª edição da iniciativa Líderes Digitais, uma iniciativa promovida pela equipa de Recursos e Tecnologias Digitais (ERTE/DGE) em colaboração com os dois centros de competência, que decorrerá durante o ano letivo 2024/25 e que procura chegar aos jovens das escolas portuguesas, de todos os níveis de Ensino.
Durante esta sessão, estiveram presentes cerca de 220 professores de todo o país que puderam assistir à apresentação da iniciativa, que teve como anfitriões os alunos Inês, Laura, Lara e Guilherme do Agrupamento de Escolas de Vialonga e que contou com os testemunhos dos alunos Luís e Tomás, do Agrupamento de Escolas de Vagos e do professor Márcio Amorim, do colégio Júlio Dinis, do Porto.
Numa segunda parte da sessão, os professores presentes puderam assistir a uma apresentação por parte do professor Doutor Cosmin Nada, especialista na área do Bem Estar Online, e discutir, em conjunto, os desafios e os riscos que se colocam ao nível da utilização do digital por parte dos jovens.
A equipa organizadora agradece a presença de todos nesta sessão, a qual, devido à sua elevada afluência, mostrou mais uma vez o interesse e a preocupação que os nossos professores têm em abordar estas temáticas com os seus alunos.
Deixamos ainda o link para o site da iniciativa, onde poderão obter mais informações e fazer a inscrição de turmas para esta 10.ª edição.