Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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MWRC Smart Sports Competition (2024)

Foi com muito entusiasmo e vontade de aprender que 30 alunos e os seus professores participaram naquela que foi a primeira edição Europeia da competição internacional de robótica MWRC Smart Sports Competition.

Esta competição nasceu de uma parceria entre o CCTIC-ESE/IPS e a empresa MatataStudio e pretendeu:

  1. Incentivar a aprendizagem de conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM);
  2. Proporcionar aos participantes uma oportunidade prática (experimentação) para aplicar conhecimentos teóricos;
  3. Promover o desenvolvimento de competências técnicas de programação;
  4. Trabalhar alguns princípios básicos do pensamento computacional, como a decomposição de problemas, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos;
  5. Estimular a criatividade na resolução de problemas e no desenvolvimento de soluções (adaptação e tomada de decisões sob pressão);
  6. Desenvolver competências de trabalho em equipa, fomentando a colaboração entre os seus membros;
  7. Encorajar a competição saudável e o espírito desportivo;
  8. Promover o respeito pelos outros concorrentes e pelo seu trabalho;
  9. Promover a interdisciplinaridade;
  10. Promover uma participação diversificada, incentivando a inclusão de diferentes grupos de alunos;
  11. Criar um ambiente que possibilite a igualdade de oportunidades.

Neste evento, que decorreu durante o Scratch Day, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, durante o dia 25 de maio, 11 equipas do escalão júnior (alunos dos 8 aos 11 anos) e 4 equipas do escalão sénior (alunos dos 12 aos 14 anos) puderam colocar em prática o trabalho que desenvolveram nas suas escolas, com recurso ao robô VinciBot, de forma a participar nas três provas que fizeram parte da edição de 2024 desta competição: futebol, basquetebol e segue linha.

Nesta que foi a primeira edição Europeia desta competição, participaram alunos das escolas EB Hermenegildo Capelo, EB1/JI da Terrugem, EB1/JI de Vila Boim, EB Bairro Afonso Costa , EB1 Joaquim José de Carvalho, EB da Boa Água e do AE Júlio Saúl Dias.

Destes, foram vencedores, na categoria júnior, os alunos Pedro Eduardo e Salvador Rebimba, acompanhados pelo professor Bruno Monteiro. Na categoria sénior, os vencedores foram os alunos Mateus Rodrigues e Ângelo Santos, acompanhados pelo professor Paulo Rodrigues.

Ambas as equipas vencedoras ficaram apuradas para a participação na prova internacional desta competição que irá decorrer na China. Muitos parabéns a estas equipas e a todas as outras que, num espírito saudável de competição, se juntaram a nós no Scratch Day e nos acompanharam nesta primeira experiência de organização de uma competição internacional de robótica.

Scratch Day 2024

No passado dia 25 de maio, realizou-se, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, mais uma edição do Scratch Day. A edição deste ano contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre professores, alunos e encarregados de educação, que fizeram questão de assinalar esta data connosco.

Este encontro começou com a sessão de abertura, que contou com a presença de Carla Lourenço, Chefe de Equipa da ERTE/DGE, de Rodrigo Lourenço, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, de João Pires, Diretor da Escola Superior de Educação e de João Torres, Coordenador do CCTIC-ESE/IPS.

Após este momento inicial, seguiu-se a Mesa Redonda “O Scratch em Portugal – As sementes e as colheitas”, com a participação de vários professores e alunos que que foram pioneiros na utilização do Scratch, em Portugal (Beatriz Pinto; Fernando Frederico; Helena Romano; Paula Pinto e Teresa Marques), com a moderação do Professor Miguel Figueiredo.

De seguida, tivemos um Painel para professores e pais/encarregados de educação denominado “O digital na escola e na sociedade”, dinamizado pelas professoras Maria José Loureiro e Susana Senos, do CCTIC da Universidade de Aveiro, pela professora Sílvia Couvaneiro, da ESE/IPS e pelo professor Fábio Sampaio, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, com a moderação da professora Maria do Rosário Rodrigues. À mesma hora, os alunos tiveram a oportunidade de participar em vários workshops (Aprender a programar com o Scratch (Fernando Frederico); Scratch, Fruta e muito mais (João Torres); Aprender a programar o VinciBot (Aida Graça) e Aprender a programar com o ScratchJr (Regina Colaço)).

Depois de um lanche retemperador, tivemos um dos momentos altos do encontro, onde os alunos partilharam os trabalhos que têm vindo a realizar com o Scratch (14 apresentações de diferentes Agrupamentos de Escolas), ao longo de uma hora.

Finalmente, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso “A Criar com Scratch! – 23/24”, onde estiveram presentes 11 das 12 equipas premiadas.

Foi uma manhã de muita alegria e partilha, onde mais uma vez se celebrou esta data, num programa para todos, adaptado aos diferentes grupos etários e tendo em conta os desafios do mundo atual, sempre com o foco nas possibilidades que a programação oferece à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

De tarde, continuamos a celebrar o Scratch Day, com a competição “MWRC Smart Sports Competition” e, no final do dia, por volta das 18 horas, os presentes cantaram os parabéns ao Scratch e comeram o bolo de aniversário.

Sessão de Mentoria – grupo 18 (AE Mendonça Furtado)

Decorreu no dia 17 de maio, na sede do Agrupamento de Escolas Mendonça Furtado, no Barreiro, a última sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais.

A sessão iniciou de forma diferente das anteriores, no refeitório da Escola, num almoço de trabalho, a convite da Direção do Agrupamento. Foi entre duas garfadas que os vários intervenientes começaram a partilhar ideias sobre o uso do digital na Escola. As sobremesas, algumas trazidas pelos intervenientes, estavam deliciosas.

Depois do almoço seguiu-se um momento musical, pela “Tuna Limpa”, uma tuna diferente, composta por elementos femininos do corpo de assistentes operacionais da Escola, acompanhadas por um professor de Educação Musical.

Seguiram-se momentos de balanço do trabalho desenvolvido nas Escolas do agrupamento anfitrião, que serviram de mote ao debate sobre o Digital na Escola.

O intervalo da tarde, com duração de uma hora, foi, mais uma vez um misto de trabalho e de lanche. No bar da Escola, esperava-nos comida e bebida, mas também mesas com toalhas de papel onde tinham sido desenhadas linhas para registo de uma análise SWOT do projeto nas várias escolas.

A tarde terminou com um debate em torno das notas registadas por cada uma das escolas. Foi destacada a importância destes encontros entre escolas que aconteceram sob o pretexto de troca de experiências, no âmbito de um projeto, mas que, na opinião geral dos intervenientes, deveria continuar e abranger outros aspetos da vida da Escola.

Para nós, foi um privilégio acompanhar este grupo de professores e as metodologias inovadoras (muitas vezes com esparguete ou toalhas de papel) usadas para estimular o debate em torno do digital.

Sessão de capacitação “Uma Educação para Todos”

Os elementos do CCTIC-ESE/IPS estive presentes na sessão de capacitação “Uma Educação para Todos”, destinada aos Representantes Regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e aos Embaixadores Digitais (ED). Este evento, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e da Capacitação Digital das Escolas, decorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Hotel Golf Mar, no Vimeiro.

O principal objetivo desta sessão foi proporcionar uma capacitação intensiva dos Representantes Regionais da AFC e dos Embaixadores Digitais, promovendo a interação entre pares e possibilitando um balanço do trabalho desenvolvido até agora. Para além disso, foram traçadas perspetivas para os futuros desafios e estratégias a adotar.

O CCTIC-ESE/IPS apoiou a moderação do Laboratório de Diálogo “Recursos Educativos Digitais na sala de aula”, assim como o Painel de apresentação das conclusões.

Foram dias de trabalho intenso, mas com discussões muito ricas, que vão, de certeza absoluta, apoiar o trabalho dos ED e valorizar o trabalho que é realizado nas escolas.

Encontro Nacional de Cidadania Digital – SeguraNet | vinte anos a navegar em segurança

No passado dia 15 de maio de 2024, os elementos do CCTIC-ESE/IPS estiveram presentes no Encontro Nacional de Cidadania Digital – SeguraNet I Vinte Anos a Navegar em Segurança, que se realizou nas instalações da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).

Este encontro, dirigido à rede dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE): diretores, formadores e embaixadores digitais, e ainda às direções, professores e outros agentes educativos dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, teve o formato de seminário, com painéis e sessões plenárias conduzidas por especialistas nacionais e europeus.

Foram também dinamizados workshops temáticos com o principal objetivo de “Promover o Bem-Estar de Crianças e Jovens na Era Digital”. O CCTIC-ESE/IPS dinamizou dois workshops, em conjunto com o CCTIC-UA, subordinados à temática “Combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online”, que contaram com a presença de três dezenas de docentes.

Foi um dia com muita partilha de conhecimentos e experiências, onde a moderação de todo o evento esteva a cargo dos alunos Líderes Digitais, um projeto que temos tido o prazer de dinamizar, ao longo dos últimos três anos.

Workshop 7: Práticas de integração do PPMD

No passado dia 10 de maio, o CCTIC-ESE/IPS esteve envolvido na dinamização do Workshop 7, onde foram partilhadas práticas de integração do PPMD por 3 Agrupamentos de Escolas: Moimenta da Beira, Alcanena e Boa Água.

Foi uma sessão fantástica, com muitas partilhas por parte destes Agrupamentos, tendo em conta a sua experiência, no âmbito do PPMD. No caso do CCTIC, coube-nos a apresentação do Agrupamento de Escolas da Boa Água, com quem temos tido um trabalho de grande proximidade, no desenvolvimento de vários projetos e uma nota final sobre a partilha realizada pelo Sr. Diretor, professor Nuno Mantas, pela professora Fátima Nave, membro da Direção e coordenadora do PPMD, pela professora Amélia Soares (Ciências de 3.º ciclo) e pela professora Ana Estremoz (Português de 3.º ciclo).

A partilha incidiu sobre o trabalho realizado no agrupamento, numa perspetiva de trabalho colaborativo e envolvimento dos alunos, onde o digital tem um papel fundamental, mas onde é usado, quando faz sentido, numa perspetiva de integração pedagógica.

Muitos parabéns a todos os agrupamentos pela partilha e, em especial, ao Agrupamento de Escolas da Boa Água, por nos ter dado a conhecer a sua filosofia de trabalho.

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