Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 14 of 18

ACD “Manuais Digitais – Do papel à prática”

No passado dia 20 de dezembro de 2023, a convite do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, desenvolvemos a ACD “Manuais Digitais – Do papel à prática”.

Os 46 professores presentes tiveram a possibilidade, ao longo de 3 horas, de:

  • compreender as vantagens, os obstáculos e fatores de sucesso associados à desmaterialização dos manuais escolares;
  • reconhecer que a incorporação dos manuais digitais e dos recursos pode facilitar a promoção de metodologias ativas de aprendizagem;
  • conhecer alguns exemplos práticos de metodologias ativas de aprendizagem e as suas características;
  • aplicar os conteúdos através da construção de exemplos práticos;
  • Refletir e partilhar as suas experiências.

Muito obrigado ao Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, nas pessoas do seu Diretor António Caetano e do seu Adjunto Pedro Canas, que estiveram presentes na sessão e à professora Aida Graça, do Agrupamento de Escolas de Palmela, por ter acedido ao nosso convite para ser a dinamizadora desta ACD.

O Scratch na UC “Materiais na Experiência Matemática”

Nos dias 6 e 13 de dezembro estivemos na Unidade Curricular “Materiais na Experiência Matemática”, a convite da Professora Cristina Morais, para falar um pouco sobre as potencialidades da linguagem de programação Scratch com alunos da Licenciatura em Educação Básica.

No primeiro dia, para além de uma explicação sobre algumas partes mais técnicas, refletimos com os alunos sobre as potencialidades do Scratch, a importância das metodologias ativas, do trabalho baseado em projetos e do papel do professor na aprendizagem. Lançamos ainda um desafio onde os alunos teriam de, num trabalho a pares, idealizar uma aplicação prática do Scratch, em contexto de aprendizagem, numa disciplina à sua escolha.

No 2.º dia, os alunos terminaram e apresentaram os seus trabalhos à turma, exemplificando com um pequeno projeto construído em Scratch.

Depois de cada apresentação, foi realizada uma reflexão sobre o que tinha sido apresentado bem como o potencial educativo de cada projeto, no final, foram definidos alguns caminhos para que o Scratch possa ser uma ferramenta que está nas mãos dos alunos e não do professor, que os leve a pensar, a criar, a resolver problemas e a desenvolver competências de comunicação.

Muito obrigado pelo convite e estamos à disposição para este tipo de trabalho que consideramos fundamental no percurso dos futuros professores.

Painel da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

O CCTIC-ESE/IPS esteve presente na passada quinta-feira, dia 7, a convite da Direção, no Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, integrando o grupo de parceiros deste agrupamento, no âmbito do processo de avaliação externa que decorre neste agrupamento.

Neste painel, estiveram também presentes outros parceiros, como a Câmara Municipal do Seixal, o Centro de Formação de Escolas do Seixal e a Farmácia de Pinhal de Frades, que têm desenvolvido atividades e apoiado o trabalho que tem vindo a ser realizado no agrupamento.

Neste painel de parceiros, o CCTIC-ESE/IPS apresentou aos restantes as iniciativas que tem vindo a desenvolver em colaboração com este agrupamento, nomeadamente a participação e a formação de professores em diversas atividades relacionadas com a Cidadania Digital e Robótica Educativa, o trabalho de apoio e acompanhamento que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito ao Projeto-Piloto Manuais Digitais, a participação no projeto Matatalab, desenvolvido no ano letivo 2022/23 e a integração de docentes na nossa Comunidade de Prática de professores de 1º ciclo.

Muito obrigado pela confiança e por todo o trabalho que tem vindo e que continuará a ser desenvolvido em conjunto.

Sessão de mentoria (grupo 19)

Foi com a receção, por parte da Direção e da Equipa PADDE, e uma visita guiada, com a colaboração de alguns alunos do Clube Ubuntu, que se iniciou a primeira sessão de mentoria do grupo 19, do qual fazem parte o Agrupamento de escolas Maria do Carmo Serrote (escola mentora), Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, Agrupamento de Escolas de Pinhal dos Frades, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e Agrupamento de Escolas de Sampaio.

Neste encontro, que decorreu no dia 30 de novembro, na escola mentora, estiveram ainda presentes as Embaixadoras Digitais Eduarda Ferreira e Carmo Correia, bem como alguns docentes dos Agrupamentos de Escolas Pedro Eanes Lobato e Vale de Milhaços que, embora não estejam, neste momento, envolvidos de forma direta no PPMD, solicitaram a sua integração neste grupo de mentoria, como observadores, de forma a poder ver qual a melhor maneira de integrar o projeto, num futuro próximo.

No início da sessão, o Diretor Luís Pacheco apresentou o Projeto Pedagógico do AEMCS e a forma como é realizada a integração do PPMD, tendo sido visualizado um vídeo com diversas atividades que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2020/2021, ao qual se seguiu a visita e observação de práticas nas salas de aula, onde está implementado o projeto-piloto manuais digitais.

No final, teve lugar uma dinâmica de grupo, na qual se procedeu a uma reflexão e uma partilha, por parte todos os participantes, de forma a identificar novas abordagens e metodologias, constrangimentos e soluções.

A equipa do CCTIC congratula não só a equipa do Agrupamento organizador mas todos os restantes que contribuíram para uma sessão enriquecedora e de crescimento conjunto.

Deixamos ainda uma nota para uma das mensagens transmitidas durante a sessão, quer pelos alunos do Clube Ubuntu, quer pelos docentes presentes, que é a importância da Resiliência na forma como encaramos os desafios deste projeto, pois arriscar e fazer diferente acarreta riscos e dificuldades, mas não pode inibir-nos de o fazer, com toda a responsabilidade e humildade. 

MOOC do projeto do KML II

Já está disponível, na plataforma NAU, o MOOC do Projeto KML II “Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica”, destinado a Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este MOOC tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências nos educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, de forma a integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica.

Mais informações em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/programacao-e-robotica-no-pre-escolar-e-educacao-basica/.

Será realizado um LE@D Talk Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica: Lançamento do MOOC KML II, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II, no próximo dia 6 de dezembro, pelas 18:00 (hora de Lisboa).

Pode consultar toda a informação em https://lead.uab.pt/led-talk-programacao-e-robotica-educativa/.

O evento é livre mas com inscrição necessária em https://bit.ly/LEaDTalk06dez.

O programa completo está disponível em: https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2023/11/MOOC-KML-II.pdf

« Older posts Newer posts »