Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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Evento Regional de Setúbal “Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”

No passado dia 31 de janeiro, decorreu, no Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luis Gomes, o Evento Regional de Setúbal “Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”.

Este Encontro, que juntou 132 docentes de 54 agrupamentos, entre Diretores, Membros da Direção, Coordenadores do PADDE, Coordenadores dos LED, docentes com outras funções no Agrupamento, Elementos da DGESTE, CCTIC, Diretores dos CFAE, Embaixadores Digitais e Representantes da Autonomia e Flexibilidade Curricular, teve como principal objetivo ser um fórum de reflexão e construção de uma escola inovadora em que a tecnologia digital seja, simultaneamente, a ferramenta de inclusão e a ponte para um futuro melhor.

O Evento contou, da parte da manhã, com a Sessão Temática “Educação Digital em Ação: inovar e monitorizar resultados”, com a Doutora Nádia Ferreira, Professora no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; o Painel “Laboratórios de Educação Digital (LED): organizar, desenvolver, potenciar aprendizagens”, com a participação de Ana Chambel, do CCTIC-ESE/IPS e de Ricardo Maurício, do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes e uma partilha de pósteres realizada pelos Agrupamentos participantes no evento.

Da parte da tarde, os participantes juntaram-se para discutir alguns cenários em 9 laboratórios de diálogo e, de seguida, fez-se a apresentação das diferentes conclusões de cada sala, em grande grupo.

Pode aceder a mais informações sobre este Evento, através do site https://eventos.ese.ips.pt/tdigitalset25/.

Muito obrigado a todos os participantes, um obrigado especial a todos os convidados, quer da mesa de abertura, quer da sessão temática, quer do painel, e um agradecimento muito especial aos Diretores de CFAE, Embaixadores Digitais e Representantes da Autonomia e Flexibilidade Curricular que, connosco (CCTIC-ESE/IPS) organizaram este Evento.

Apresentação do WorkLab (Espaço LED) ao Conselho Pedagógico

No passado dia 27 de janeiro, estivemos, a convite da Direção do Agrupamento de Escolas do Barreiro, num momento do conselho pedagógico deste Agrupamento, que serviu para dar a conhecer o novo espaço LED.

Nesta sessão, que contou com uma apresentação inicial da coordenadora LED do Agrupamento, onde deu conta dos equipamentos que o espaço tem e a forma como o mesmo está organizado, coube-nos a nós, CCTIC-ESE/IPS, falar um pouco sobre os objetivos deste espaço, a forma como o mesmo pode ser dinamizado e a necessidade de desenvolver projetos que envolvam diferentes disciplinas e anos de escolaridade, a partir dos saberes dos vários alunos e professores envolvidos.

Finalmente, houve uma demonstração de um dos equipamentos disponíveis, a impressora 3D, por parte de um docente do Agrupamento, e refletiu-se sobre algumas algumas atividades que aí podem ser dinamizadas.

O CCTIC-ESE/IPS agradece o convite para esta sessão, que contou também com a presença do Embaixador Digital António Tomás e a Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular Fortunata Beatriz, do CFAE Barreiro e Moita.

2ª Sessão do grupo de colaboração 15 (PPMD) – Trabalho colaborativo entre alunos e o PPMD

No passado dia 23 de janeiro, o Agrupamento de Escolas D. João I recebeu os restantes agrupamentos que fazem parte do seu grupo de colaboração (AE Barreiro, AE Palmela, AE Boa Água e AE Luísa Todi), no âmbito do PPMD.

Na primeira parte da sessão, os agrupamentos presentes partilharam o trabalho realizado (disseminação), tendo por base a primeira sessão que decorreu no Agrupamento de Escolas da Boa Água e que foi dedicada ao trabalho de projeto e PPMD. Este primeiro momento foi bastante rico, uma vez que os diferentes agrupamentos desenvolveram atividades de tertúlia dialógica junto dos professores e alunos, abarcando diversos assuntos e definindo diferentes metas para o que pretendem fazer, ao longo do ano.

Depois de um lanche oferecido pela escola organizadora, a segunda parte da sessão consistiu na troca de algumas ideias sobre a temática: o trabalho colaborativo entre alunos e o PPMD. A escola anfitriã apresentou alguns exemplos de atividades e projetos que tem vindo a desenvolver, fomentando o debate sobre esta temática.

A sessão terminou com um desafio lançado aos diferentes agrupamentos para que implementem atividades e projetos que fomentem o trabalho colaborativo entre os alunos, no âmbito do PPMD e que o apresentem, na próxima sessão, que vai ter lugar no Agrupamento de Escola de Palmela, em março.

O CCTIC agradece a forma como todas as escolas foram recebidas e dá os parabéns a todos pela riqueza das partilhas e a discussão efetuada.

ACD – Laboratórios de Educação Digital – Multimédia e Impressão 3D

Na quarta feira, dia 22 de Janeiro, foi dia de rumar ao Montijo, à escola Secundária Poeta Joaquim Serra, para, sob a orientação do professor José Ferreira, participarmos em mais uma Ação de Curta Duração decorrente do apoio à implementação dos LED nos nossos Agrupamentos.

Durante esta ação, os professores envolvidos tiveram contacto com questões relacionadas com o funcionamento das impressoras 3D e da sua utilização em contexto educativo. Ainda relativamente à impressão, foi também apresentada a plataforma Tinkercad, na qual todos tiveram a oportunidade de construir um objeto em 3D que poderá ser impresso, tendo sido também esclarecidos sobre o software que deverá ser utilizado na construção das peças.

O segundo momento da formação foi dedicado à área Multimédia, tendo sido apresentados os equipamentos que a compõem e testadas algumas ferramentas de edição de vídeo que poderão ser utilizadas pelos professores na utilização deste espaço, em contexto educativo.

A equipa do CCTIC agradece mais uma vez ao professor José Ferreira pela disponibilidade em apoiar este projeto e congratula todos os presentes pela vontade de aprender e de querer levar novas dinâmicas para as suas escolas.

ACD – Laboratórios de Educação Digital – Impressão 3D – Modelação em Tinkercad

No fim da tarde do dia 20 de Janeiro, decorreu, na Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra, mais um momento de capacitação docente no âmbito do projeto “Laboratórios de Educação Digital – LED”.

Desta vez, a formação esteve a cargo dos colegas Luís Araújo e Ana Chambel, os quais apresentaram aos presentes os potenciais pedagógicos e algumas questões técnicas relativas à utilização das impressoras 3D.

No decurso da sessão, os professores presentes puderam ainda ter contacto com as plataformas Tinkercad e Tingiverse e modelar alguns objetos em 3D que puderam ser impressos, passando assim por todas as fases do processo que envolve estes equipamentos tecnológicos.

Nesta sessão, estiveram também presentes os alunos de oitavo ano deste Agrupamento, Afonso Cristo, João Gonçalves, Pedro Bernardo e Simão Marinho, que tiveram o papel de formadores e facilitadores nas questões relativas à modelação 3D.

O Centro de Competência vem, mais uma vez, agradecer a disponibilidade dos colegas e dos alunos para mais um momento que de certo contribuiu para a implementação de novas metodologias em contexto dos espaços LED.

ACD “Telemóveis nas Escolas – Desafios, Oportunidades e Boas Práticas”

Nos próximos dias 11 e 18 de fevereiro, vamos levar a cabo a ACD “Telemóveis nas Escolas – Desafios, Oportunidades e Boas Práticas”, uma organização da rede CriA.On, da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Esta ACD, que será dinamizada pelas formadoras Cristina Ponte, Eduarda Ferreira, Susana Batista, Elisabete Fiel, Lidia Marôpo e Ana Kubrusly, incide sobre um dos desafios mais relevantes na educação atual: o acesso e uso de telemóveis em ambiente escolar.

Ao apresentar dados baseados em estudos, boas práticas e exemplos concretos, a formação fornecerá contributos para a reflexão e ação das/os docentes. Visa apoiar as escolas no desenvolvimento de políticas claras e eficazes para o uso dos telemóveis e contribuir para transformar os telemóveis de obstáculos em ferramentas pedagógicas efetivas.

A ACD será realizada em duas sessões de 1h30 cada. As sessões decorrem online, nos dias referidos, 11 e 18 de fevereiro, entre as 18h30 e as 20h00. Para obter acreditação nas 3 horas de formação, terá de se inscrever em ambas as sessões e estar presente nos dois dias. Em cada dia será passado um certificado correspondente a 1h30 de formação.

As inscrições serão realizadas em https://projetos.ese.ips.pt/acd.

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