Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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3.ª Sessão do grupo de colaboração 15 (PPMD) – Robótica educativa e o PPMD

Desta vez, a equipa do CCTIC deslocou-se até à escola Básica Hermenegildo Capelo, sede do agrupamento de escolas de Palmela, a qual foi a anfitriã e dinamizadora da terceira sessão de trabalho do grupo, ao qual pertencem também outros 4 agrupamentos (Agrupamento de Escolas do Barreiro, Agrupamento de Escolas da Boa Água, Agrupamento de Escolas D.João I e Agrupamento de Escolas Luísa Todi).

A sessão iniciou-se com um momento musical, pela mão de dois alunos daquele agrupamento, ao qual se seguiu a partilha das atividades realizadas em cada um dos agrupamentos, após a segunda sessão, sob a temática do trabalho colaborativo entre alunos.

Após as partilhas, os presentes usufruíram de um momento de leitura por parte de uma aluna do segundo ciclo do agrupamento e de um lanche convívio.

No seguimento da ordem de trabalhos da sessão, professora Aida Graça, do Agrupamento de escolas de Palmela, apresentou aos presentes algumas atividades realizadas com recurso a robôs, permitindo aos presentes explorar alguns destes equipamentos e assim avaliar e refletir sobre o seu potencial educativo.

A sessão contou ainda com a presença do coordenador LED do Agrupamento, que mostrou aos presentes a forma como tem vindo a ser dinamizado este espaço , bem como alguns exemplos de atividades que já estão a ser desenvolvidas com recurso aos equipamentos que o compõem.

Foi uma tarde rica em partilhas, que deu lugar a muitas aprendizagens, que se irão refletir, certamente, no trabalho que estes docentes realizam nos seus contextos.

ACD “Laboratórios de Educação Digital (LED) – Criação de cenários de aprendizagem”

Depois de termos realizado vários workshops, ao longo do 1.º período, mais centrados numa perspetiva técnica de utilização dos materiais pertencentes aos LED, vamos dinamizar, em conjunto com os Embaixadores Digitais e Representantes da Autonomia e Flexibilidade Curricular dos Centros de Formação da nossa área de influência (Centro de Formação Ordem de Santiago, Centro de Formação de Montijo e Alcochete, Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma e CFAE Seixal / Academia do Professor) um conjunto de workshops dedicados à criação de cenários de aprendizagem, com recursos aos LED.

Assim, numa primeira fase, iremos dinamizar duas ACD “Laboratórios de Educação Digital (LED) – Criação de cenários de aprendizagem”. A primeira será realizada na EB 2,3 Paulo da Gama, no dia 31-03-2025, entre as 14h30 e as 17h30 e a segunda terá lugar na EB D. Pedro Varela, no dia 02-04-2025, entre as 15h30 e as 19h30.

As inscrições serão realizadas na plataforma de apoio à formação, disponível em https://projetos.ese.ips.pt/acd e cada uma das sessões permitirá a inscrição de 20 docentes.

3.ª Sessão do Grupo de colaboração 18 (PPMD) – Potencial Pedagógico da Inteligência Artificial

Desta vez, reuniram-se, em formato online, no dia 6 de março, as equipas dos grupos de colaboração do Projeto Piloto Manuais Digitais (PPMD) dos Agrupamentos de Escola da região do Algarve (AE Sabóia, AE Engenheiro Nuno Mergulhão e AE D. Dinis), para, em conjunto, explorarem diversas ferramentas de Inteligência Artificial com potencial pedagógico. Estiveram ainda presentes alguns elementos dos grupos 15, 16 e 17 deste projeto, que, devido à pertinência do tema, consideraram uma mais-valia a sua participação.

Para esta sessão, organizada em conjunto pelos Centros de Competência TIC de Setúbal, de Évora e EDUCOM, foi convidado para a sua dinamização o professor Luís Varela, formador de professores em 3 Centros de Formação (Almada, Setúbal e Loures), autor do blogue Educatech.pt e fundador da Academia Digital Educatech, um espaço de formação informal para professores e formadores.

Durante as três horas em que decorreu a sessão, os professores exploraram alguns exemplos de ferramentas que poderão utilizar nos seus contextos, tendo, ao mesmo tempo, havido lugar à discussão e reflexão conjunta dos pontos mais positivos e dos riscos da utilização desta tecnologia.

Foi uma sessão muito proveitosa, que contribuirá certamente para o enriquecimento das aulas dos alunos destas escolas, uma vez que o passo seguinte consistirá em experimentar e aplicar, em cada uma das escolas, as atividades planificadas durante a sessão.

Os elementos dos Centros de Competência agradecem, não só a presença dos docentes envolvidos neste projeto, mas também a disponibilidade do professor Luís Varela para este momento de aprendizagem.

Webinar “Online well-being”

No dia 7 de março, a convite da Professora Rowkyh Kwaldh, da Jordânia, estivemos envolvidos, em conjunto com o CCTIC da Universidade de Aveiro, na dinamização do webinar “Online well-being”, integrado num projeto eTwinning, que está a ser desenvolvido com escolas da Turquia, Grécia, Jordânia, Tunísia, Roménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Albânia, Portugal, Sérvia, Bosnia e Herzegovina e Croácia.

Durante cerca de uma hora, interagimos com diferentes turmas, de diferentes países e abordamos questões relacionadas com o bem-estar digital, deixando algumas ideias para discussão.

Respondemos também a algumas questões que nos foram colocadas e que, no nosso entender, contribuíram para uma manhã de reflexão em torno de uma temática tão importante e que merece um olhar cuidado por parte de toda a sociedade.

3.ª Sessão do grupo de colaboração 16 (PPMD) – Espaços de aprendizagem flexíveis e o PPMD

Os docentes que compõem as equipas de trabalho do grupo de colaboração 16, no âmbito do PPMD, reuniram-se, desta vez, na escola sede do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, no Seixal.

Como forma de iniciar a sessão de partilha, e porque o tema da mesma se tratou de Espaços de Aprendizagem Flexíveis e o PPMD, a diretora do AE anfitrião procedeu a uma breve apresentação sobre alguns espaços de aprendizagem existentes no agrupamento, dando especial ênfase ao Espaço LED (Laboratório de Educação Digital), tendo referido a forma como este foi implementado, organizado e tem vindo a ser utilizado pela comunidade educativa.

Após esta introdução e algumas reflexões por parte dos presentes, sobre cada uma das suas realidades, procedeu-se a um momento de partilha, na qual os docentes deste grupo deram a conhecer aos restantes a forma como foi realizada a implementação e disseminação dos jogos de fuga que haviam sido construídos na sessão anterior.

Durante esta sessão, foram também apresentados dois cenários de aprendizagem já implementados e desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, ambos de carácter interdisciplinar e com recurso a equipamentos LED.

Após a apresentação e análise dos cenários, os elementos das equipas PPMD organizaram-se em grupos de trabalho e planificaram novos cenários de aprendizagem com recurso aos equipamentos LED que serão implementados nos seus AE. Estes cenários foram partilhados num padlet colaborativo para poderem ser consultados e adaptados a cada uma das realidades dos agrupamentos que os irão desenvolver.

Projeto “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”

No dia 24 de fevereiro, demos início ao 3.º ano de implementação do Projeto “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”.

Este projeto tem como objetivos principais:

  • Exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares​;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico​;
  • Desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo​;
  • Estímulo da criatividade e do trabalho entre disciplinas;
  • Seleção de dados e resolução de problemas;
  • Desenvolvimento do trabalho de projeto.

Este ano, iremos desenvolver este trabalho com 7 Agrupamentos de Escolas: AE da Caparica; AE Monte da Caparica; AE Elias Garcia; AE Francisco Simões; AE António Gedeão; AE Anselmo de Andrade e AE de Vale de Milhaços.

A sessão inicial decorreu na Escola Secundária Anselmo de Andrade, onde os 26 educadores e professores presentes tiveram a possibilidade de refletir sobre a utilização da robótica educativa e de experimentar os robôs que serão cedidos, a título de empréstimo, pelo CCTIC-ESE/IPS, aos Agrupamentos participantes.

Muito obrigado a todos os docentes presentes, assim como às Direções dos Agrupamentos, que consideraram que este projeto poderia ser uma mais-valia para os seus professores e, consequentemente, para os alunos.

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