Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 3 of 33

ACD “Primeiros Passos com a Robótica”

No dia 3 de novembro, estivemos na EB1/JI Professor José Joaquim Rita Seixas, no Barreiro, para trabalhar com Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo e com a Coordenadora do LED do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva.

Esta ACD surge integrada num projeto de robótica que o agrupamento está a desenvolver e que vai contar com a colaboração do CCTIC-ESE/IPS, ao longo do ano letivo 2025/26.

Durante cerca de três horas, exploramos as potencialidades da robótica educativa e analisamos algumas atividades que foram realizadas por outros colegas, em anos anteriores. Tivemos também espaço para experimentação e reflexão sobre os robôs e que atividades podem ser desenvolvidas, integrando diferentes áreas e disciplinas.

Muito obrigado aos docentes presentes e à Direção do Agrupamento pela parceria que foi criada.

ACD “Iniciação à linguagem de programação Scratch”

No dia 28 de outubro, estivemos na Escola Básica Luísa Todi, em Setúbal, para trabalhar com os docentes e técnicos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento.

Esta ACD surge integrada num projeto de robótica que o agrupamento está a desenvolver com alunos de diferentes turmas, onde os robôs são programados por blocos. Desta forma, cientes das necessidades de formação nesta área, entraram em contacto com o CCTIC-ESE/IPS no sentido de desenvolver esta ACD.

Durante cerca de três horas, exploraram esta linguagem de programação e colocaram em prática alguns projetos. Nas palavras de uma das colegas presentes “Estou desejosa de começar a trabalhar isto com os miúdos.”

Muito obrigado aos docentes e técnicos presentes pelo entusiasmo e o CCTIC estará aqui para apoiar o vosso trabalho, sempre que necessário.

A IA é boa ou Má?

No dia 30 de outubro, estivemos na EB Monte Belo, em Setúbal, para falar com 5 turmas de alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade sobre Inteligência Artificial.

Durante 2 horas e sob o mote “A IA pode ser boa ou má. Tudo depende da forma como a usamos…”, falamos com os alunos sobre os aspetos positivos e alguns riscos existentes, para que possam estar informados, conscientes e vigilantes.

Muito obrigado aos docentes e alunos e à professora Bibliotecária Clara Mata pelo acompanhamento e interesse manifestado nesta conversa sobre uma temática cada vez mais pertinente na nossa sociedade atual.

Debates sobre sobre Inteligência Artificial

No passado dia 27 de outubro de 2025, dinamizamos, na Escola sede do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, duas sessões sobre Inteligência Artificial, a convite da Biblioteca desse agrupamento. Estiveram presentes, nas duas sessões, 5 turmas (três na sessão da manhã e duas na sessão da tarde).

Foi uma oportunidade de debate destes temas com os alunos, com os seus professores, e com o professor bibliotecário Luís Santos, que organizou a sessão.

Um agradecimento especial à professora Sílvia Roda, colaboradora do CCTIC, que dinamizou a sessão da manhã.

Programar o Futuro

O Programar o Futuro é um projeto desenvolvido pela SIC Esperança, com financiamento da Google.org, que tem como objetivo capacitar jovens adultos até aos 30 anos – desempregados, empregados ou estudantes que pretendam fortalecer o seu perfil profissional – nas áreas da programação, código e robótica.

Os jovens devem ainda residir num dos municípios onde o projeto está a ser implementado: Coimbra, Faro e Setúbal.

Os conteúdos programáticos das formações foram desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Setúbal, entidade responsável pela gestão da formação, onde se inclui o CCTIC-ESE/IPS.

A formação em Coimbra, Faro e Setúbal vai ter o seu início no dia 22 de novembro. Mais informações sobre o projeto e inscrições podem ser consultadas aqui.

Sessão “A IA e tu: Tu decides o caminho…”

No dia 22 de outubro de 2025, foi dia de visitarmos a EB Bairro Afonso Costa, em Setúbal, para falarmos com duas turmas do 4.º ano de escolaridade sobre a IA.

Refletimos sobre os aspetos positivos e alguns riscos a que temos de estar atentos. Somos nós que decidimos o caminho e a forma como utilizamos a Inteligência Artificial.

No fim, houve ainda tempo para vermos onde é que a IA está integrada no nosso dia a dia e os alunos do 4.º ano estão muito atentos a esta situação. E como falamos, IA não é o ChatGPT, ideia que foi partilhada muitas vezes.

Muito obrigado às professoras que acompanharam as turmas e à professora bibliotecária pelo apoio e acompanhamento, durante a atividade.

« Older posts Newer posts »