Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 7 of 28

3.ª Sessão do Grupo de colaboração 18 (PPMD) – Potencial Pedagógico da Inteligência Artificial

Desta vez, reuniram-se, em formato online, no dia 6 de março, as equipas dos grupos de colaboração do Projeto Piloto Manuais Digitais (PPMD) dos Agrupamentos de Escola da região do Algarve (AE Sabóia, AE Engenheiro Nuno Mergulhão e AE D. Dinis), para, em conjunto, explorarem diversas ferramentas de Inteligência Artificial com potencial pedagógico. Estiveram ainda presentes alguns elementos dos grupos 15, 16 e 17 deste projeto, que, devido à pertinência do tema, consideraram uma mais-valia a sua participação.

Para esta sessão, organizada em conjunto pelos Centros de Competência TIC de Setúbal, de Évora e EDUCOM, foi convidado para a sua dinamização o professor Luís Varela, formador de professores em 3 Centros de Formação (Almada, Setúbal e Loures), autor do blogue Educatech.pt e fundador da Academia Digital Educatech, um espaço de formação informal para professores e formadores.

Durante as três horas em que decorreu a sessão, os professores exploraram alguns exemplos de ferramentas que poderão utilizar nos seus contextos, tendo, ao mesmo tempo, havido lugar à discussão e reflexão conjunta dos pontos mais positivos e dos riscos da utilização desta tecnologia.

Foi uma sessão muito proveitosa, que contribuirá certamente para o enriquecimento das aulas dos alunos destas escolas, uma vez que o passo seguinte consistirá em experimentar e aplicar, em cada uma das escolas, as atividades planificadas durante a sessão.

Os elementos dos Centros de Competência agradecem, não só a presença dos docentes envolvidos neste projeto, mas também a disponibilidade do professor Luís Varela para este momento de aprendizagem.

Webinar “Online well-being”

No dia 7 de março, a convite da Professora Rowkyh Kwaldh, da Jordânia, estivemos envolvidos, em conjunto com o CCTIC da Universidade de Aveiro, na dinamização do webinar “Online well-being”, integrado num projeto eTwinning, que está a ser desenvolvido com escolas da Turquia, Grécia, Jordânia, Tunísia, Roménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Albânia, Portugal, Sérvia, Bosnia e Herzegovina e Croácia.

Durante cerca de uma hora, interagimos com diferentes turmas, de diferentes países e abordamos questões relacionadas com o bem-estar digital, deixando algumas ideias para discussão.

Respondemos também a algumas questões que nos foram colocadas e que, no nosso entender, contribuíram para uma manhã de reflexão em torno de uma temática tão importante e que merece um olhar cuidado por parte de toda a sociedade.

3.ª Sessão do grupo de colaboração 16 (PPMD) – Espaços de aprendizagem flexíveis e o PPMD

Os docentes que compõem as equipas de trabalho do grupo de colaboração 16, no âmbito do PPMD, reuniram-se, desta vez, na escola sede do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, no Seixal.

Como forma de iniciar a sessão de partilha, e porque o tema da mesma se tratou de Espaços de Aprendizagem Flexíveis e o PPMD, a diretora do AE anfitrião procedeu a uma breve apresentação sobre alguns espaços de aprendizagem existentes no agrupamento, dando especial ênfase ao Espaço LED (Laboratório de Educação Digital), tendo referido a forma como este foi implementado, organizado e tem vindo a ser utilizado pela comunidade educativa.

Após esta introdução e algumas reflexões por parte dos presentes, sobre cada uma das suas realidades, procedeu-se a um momento de partilha, na qual os docentes deste grupo deram a conhecer aos restantes a forma como foi realizada a implementação e disseminação dos jogos de fuga que haviam sido construídos na sessão anterior.

Durante esta sessão, foram também apresentados dois cenários de aprendizagem já implementados e desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, ambos de carácter interdisciplinar e com recurso a equipamentos LED.

Após a apresentação e análise dos cenários, os elementos das equipas PPMD organizaram-se em grupos de trabalho e planificaram novos cenários de aprendizagem com recurso aos equipamentos LED que serão implementados nos seus AE. Estes cenários foram partilhados num padlet colaborativo para poderem ser consultados e adaptados a cada uma das realidades dos agrupamentos que os irão desenvolver.

Projeto “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”

No dia 24 de fevereiro, demos início ao 3.º ano de implementação do Projeto “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”.

Este projeto tem como objetivos principais:

  • Exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares​;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico​;
  • Desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo​;
  • Estímulo da criatividade e do trabalho entre disciplinas;
  • Seleção de dados e resolução de problemas;
  • Desenvolvimento do trabalho de projeto.

Este ano, iremos desenvolver este trabalho com 7 Agrupamentos de Escolas: AE da Caparica; AE Monte da Caparica; AE Elias Garcia; AE Francisco Simões; AE António Gedeão; AE Anselmo de Andrade e AE de Vale de Milhaços.

A sessão inicial decorreu na Escola Secundária Anselmo de Andrade, onde os 26 educadores e professores presentes tiveram a possibilidade de refletir sobre a utilização da robótica educativa e de experimentar os robôs que serão cedidos, a título de empréstimo, pelo CCTIC-ESE/IPS, aos Agrupamentos participantes.

Muito obrigado a todos os docentes presentes, assim como às Direções dos Agrupamentos, que consideraram que este projeto poderia ser uma mais-valia para os seus professores e, consequentemente, para os alunos.

Sessão de Partilha – Líderes Digitais

Durante a manhã do dia 19 de fevereiro, decorreu, em formato online, mais uma sessão de partilha entre equipas de líderes digitais. Nesta sessão, os alunos, de escolas de vários pontos do país, foram convidados a partilhar as atividades que têm vindo a implementar junto das suas comunidade educativas com o apoio dos professores que os acompanham.

No período que decorreu entre as 9:30 e as 10:30, alunos Líderes Digitais de 5 agrupamentos (Agrupamento de Escolas Severim de Faria (Évora), Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (Montijo), Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro), Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia) partilharam um conjunto de atividades que implementaram durante este ano letivo nas suas escolas, desde a criação de folhetos e sessões para a comunidade, passando por vídeos e sessões de sensibilização para colegas e encarregados de educação, até à apresentação de músicas criadas com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial.

Este foi um momento muito rico que serviu não só para a partilha, mas também e sobretudo, para a reflexão sobre temas como o Bem-Estar online, a utilização dos telemóveis e os benefícios e riscos do digital no nosso quotidiano.

A equipa organizadora, composta por elementos do Centro de Competência de Setúbal e por elementos do Centro de Competência de Aveiro, agradece a presença de todos os envolvidos, com um especial agradecimento aos alunos António Pandeiro Gato, do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e Camila Domingues Ferreiro, Gabriel Rodrigues dos Santos Batista, Gabriel Rodrigues Teshirogi e João Caramujo Brazão Silva, do Agrupamento de Escolas de Mira, que moderaram a sessão de forma muito profissional.

Sessão de Partilha – Líderes Digitais Benjamins

No dia 19 de fevereiro, em formato online, realizou-se mais um momento de partilha de atividades decorrente da Iniciativa Líderes Digitais.

Nesta sessão, que decorreu entre as 11 e as 12 horas, os alunos líderes digitais benjamins, dos diversos agrupamentos de escolas envolvidos na iniciativa, tiveram a oportunidade de partilhar as atividades que têm vindo a ser realizadas nas suas escolas e nas suas comunidades.

Para esta sessão, pudemos contar com o apoio dos alunos Tiago Parreira de Sousa Rosa e Gonçalo Tavares Antunes, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo,  que moderaram a sessão de forma muito profissional, dando a palavra aos colegas líderes benjamins do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra e do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

Ambos os agrupamentos presentearam os cerca de 70 alunos que assistiram à sessão nas suas escolas, com exemplos de atividades inspiradoras tais como sessões de sensibilização, vídeos, músicas e coreografias alusivas à temática Bem-Estar online.

No final, o balanço foi muito positivo, havendo ainda espaço para questões e para partilhas entre os presentes que, desta forma, refletiram em conjunto sobre as questões relacionadas com a cidadania digital.

« Older posts Newer posts »