Decorreu na passada quarta-feira, dia 14 de dezembro, a primeira sessão da formação “Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo – Criação e validação de recursos educativos”.

Esta formação, em modalidade Círculo de Estudos, marca o arranque do segundo ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1-º CEB”, numa parceria entre os Centros de Competência TIC ESE/IP de Setúbal e o da Universidade de Aveiro.

No ano letivo 2020/2021, antes ainda do arranque do Plano de Capacitação Digital, o CCTIC-ESE/IPS deu início ao projeto “Comunidades de Prática no 1.º Ciclo” por considerar que continuam a existir, nomeadamente neste ciclo, constrangimentos ao nível da utilização das Tecnologias Digitais (TD), tais como:

● A ideia de que as tecnologias surgem para além do currículo e dificultam o seu cumprimento;
● A falta de experiência de utilização pedagógica das TD;
● A dificuldade em gerir a própria sala de aula, consequência, também, da falta de experiência na utilização das TD com os alunos.

O projeto foi bem acolhido pelos docentes envolvidos, e respondendo aos seus anseios de lhe dar continuidade, a iniciativa encontra-se a decorrer no ano letivo 2021/2022, desta vez alargando o seu leque de ação, envolvendo docentes de outras zonas do País, nomeadamente os da área de ação do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro. Este trabalho conjunto surge da perceção de que o alargamento das redes de colaboração é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos professores.

O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas de per si, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.
Definimos como principais objetivos do projeto:

● Implementar uma pequena comunidade de prática com professores do 1.º ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TD;
● Construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TD assumam o seu papel de área de integração curricular transversal;
● Partilhar pequenos projetos comuns;
● Debater a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado);
● Divulgar o trabalho realizado nas páginas oficiais dos CCTIC da ESE/IPS e do CCTIC-UA e nas redes sociais;
● Alargar progressivamente a comunidade a outros membros.