Decorreu no dia 26 de janeiro de 2022, a terceira sessão de trabalho da “Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo – Criação e Validação de Recursos Educativos”.

Num primeiro momento da sessão, na sala principal, os professores que já pertenciam a este projeto, desde o ano transato, apresentaram o modelo de planificação de atividades e colocaram-no à discussão/reflexão de todos os presentes para possíveis alterações, de acordo com os documentos educativos orientadores em vigor.

Num segundo momento, os professores reuniram-se em salas simultâneas, por anos de escolaridade. Cada grupo de trabalho, teve como propósito a apresentação de uma das atividades elaboradas no ano anterior. De acordo com o planeado, os novos membros da Comunidade tomaram contacto com a metodologia de trabalho e possíveis caminhos a adotar, para planificação, e toda a metodologia de trabalho que envolve esta Comunidade de Prática. Foram colocando as suas dúvidas que foram sendo esclarecidas para uma melhor integração no trabalho.

Houve tempo para se iniciar a reflexão para a elaboração da primeira atividade deste ano, sentindo-se a pertença de todos os membros a esta Comunidade.

Num terceiro momento desta sessão, novamente na sala principal, os grupos de ano apresentaram o balanço do trabalho realizado. Foi percetível a vontade de inovar e de recorrer a metodologias ativas com recurso às TIC.

Terminámos a sessão, com expetativas e muitas ideias… algo que caracteriza esta Comunidade de Prática.

Paula Pinto