No dia 23 de fevereiro de 2022, pelas 17h30, reuniu-se a Comunidade de Professores do 1.º CEB (5.ª sessão de trabalho).

Nesta sessão, voltamos a trabalhar, em salas paralelas, nas atividades que estamos a desenvolver.

Na sala 1, referente ao 1.º e 2.º anos de escolaridade, deu-se continuidade ao trabalho iniciado na sessão anterior. As rubricas de avaliação já tinham sido criadas e assim procedeu-se à descrição da atividade no modelo de planificação disponibilizado para o efeito e à partilha de recursos previamente elaborados (Prezi sobre Piet Mondrian e ficha de trabalho sobre as cores).

Em relação à planificação da atividade, o grupo definiu que a mesma será aplicada no decorrer de uma semana, sendo constituída por uma sequência de tarefas, que vão desde a apresentação de um Prezi sobre o artista plástico Piet Mondrian, a apresentação de uma história sobre as figuras geométricas no Storyjumper, uma atividade no word wall e exploração dos recursos disponibilizados pelo site da NCTM (National Council of Teachers of Mathematics), culminando com duas tarefas mais práticas, com a experimentação das cores primárias e secundárias e com a  criação artística, com inspiração no artista plástico Piet Mondrian.

Os elementos do grupo 2, composto por professores do 3.º e 4.º anos de escolaridade, reuniram-se na outra sala simultânea para dar continuidade ao trabalho de idealização e planificação da primeira atividade a desenvolver com os seus alunos.

Sob o tema “Alterações Climáticas”, definido numa das sessões anteriores, o grupo começou por analisar o Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade. Foram partilhados alguns vídeos considerados interessantes para a fase de motivação dos alunos e concordou-se que poderiam funcionar como ponto de partida para toda a atividade.

Pela complexidade dos conceitos adjacentes ao tema, considerou-se importante a atividade incluir uma fase inicial de pesquisa orientada, que culminasse na construção de um glossário digital. Alguns elementos do grupo partilharam sites que se adequavam a esta tarefa e foi-se ponderando sobre o formato em que esses glossários poderiam ser apresentados pelos alunos. O Storyjumper foi a ferramenta proposta para o efeito. Decidiu-se também que os glossários serão traduzidos para inglês através da ferramenta Lingro.

No final da sessão, surgiu a ideia de se fazer com os alunos algum tipo de experiência relacionada com o efeito de estufa e foram explorados sites tendo em vista esse objetivo.

De volta à sala principal, os elementos dos dois grupos partilharam todo o trabalho realizado, tendo existido troca de ideias entre os diferentes elementos e partilha de alguns recursos entre todos.

Daniela Abreu e Mafalda Pimenta