No dia 09 de março de 2022, pelas 17h30, reuniu-se a Comunidade de Professores do 1.º CEB (6.ª sessão de trabalho).

Nesta sessão, voltamos a trabalhar, em salas paralelas, nas atividades que estamos a desenvolver.

Na sala 1, referente ao 1.º e 2.º anos de escolaridade, finalizou-se todo o trabalho desenvolvido na sessão anterior. As rubricas de avaliação já tinham sido criadas e assim procedeu-se a pequenos ajustes no modelo de planificação disponibilizado para o efeito. 

Em relação à planificação da atividade, o grupo já tinha definido a sua aplicação com tarefas e recursos a utilizar. A história sobre “O país das figuras geométricas” no Storyjumper, foi sujeita a algumas alterações a nível da linguagem da matemática.

No final da sessão, surgiu a ideia de se fazer um artigo de opinião sobre o Classroom, que já está partilhado na parte de “Partilhas e Opiniões”.

Na sala 2, os professores do 3.º e 4.º anos de escolaridade deram continuidade ao trabalho iniciado na sessão anterior. O campo do desenvolvimento da atividade no modelo de planificação foi concluído e acrescentaram-se duas atividades sobre o efeito de estufa – uma delas experimental e outra através de um simulador interativo (Phet). Acrescentou-se também uma atividade de educação artística na área da música em que os alunos poderão acompanhar uma partitura em tempo real. 

As rubricas de avaliação foram iniciadas, no entanto, uma vez que surgiram diversas propostas e sugestões, o grupo decidiu reunir-se no dia 11 de março para concluir esse trabalho. 

A duração para a implementação da atividade foi estimada em cinco aulas de 60 minutos.

De volta à sala principal, os elementos dos dois grupos partilharam todo o trabalho realizado, tendo existido troca de ideias entre os diferentes elementos e partilha de alguns recursos entre todos.

Carla Messias e Cátia Silva