Na segunda sessão da Comunidade, que se realizou no dia 29/11/2022, dedicamos o nosso tempo a refletir em torno de metodologias de ensino que usem tecnologias digitais e as condições necessárias para a sua implementação, quais os fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem e abordamos o conceito de metodologias de aprendizagem ativas, com a apresentação de exemplos de desenvolvimento de atividades.

Para esta reflexão, contamos com a presença do Professor David Costa, do CCTIC Educom, que nos apresentou algumas atividades que podem ser realizadas com os alunos, integrando as tecnologias e envolvendo ativamente o aluno no seu próprio processo de aprendizagem.

Foi uma sessão muito rica e enriquecedora, onde exploramos pedagogicamente, entre outros, o uso dos formulários no trabalho com e pelos alunos e a criação de atividades com recurso à ferramenta digital bamboozle.

Obrigado, David, pela partilha e pela tua disponibilidade em partilhar o muito que sabes nesta área e o teu exemplo inspirador.

Até à 3.ª sessão, vamos realizar algumas atividades com os nossos alunos, tendo em conta o que aprendemos e discutimos nesta sessão.