Decorreu na passada terça-feira, dia 22 de novembro, a primeira sessão da formação “Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo – Metodologias de aprendizagem ativa e trabalho de projeto”.

Esta formação, em modalidade de Oficina, marca o arranque do terceiro ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1-º CEB”, numa parceria entre os Centros de Competência TIC ESE/IP de Setúbal e o da Universidade de Aveiro.

O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas de per si, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.

Assim, definimos como principais objetivos do projeto:

  • Implementar uma pequena comunidade de prática com professores do 1.º ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TD;
  • Construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TD assumam o seu papel de área de integração curricular transversal;
  • Partilhar pequenos projetos comuns;
  • Debater a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado);
  • Divulgar o trabalho realizado nas páginas oficiais dos CCTIC da ESE/IPS e do CCTIC-UA e nas redes sociais;
  • Alargar progressivamente a comunidade a outros membros.

As temáticas para este ano surgiram das necessidades e interesses dos membros da comunidade e são, entre outras:

  • Ensinar com tecnologias digitais e metodologias de aprendizagem ativa;
  • Ambientes híbridos de aprendizagem;
  • Metodologia de trabalho de projeto;
  • Probótica.