No dia 28 de novembro de 2023, decorreu mais um encontro da Comunidade de Prática do 1.º CEB. A sessão integrou todos os elementos da comunidade e contou com a presença do aluno Guilherme Santos, representante dos Líderes Digitais da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na ilha da Madeira.

Com a assertividade e a simpatia que o caracterizam, o Guilherme partilhou a sua perspetiva sobre a utilização do digital em contexto educativo. Assim, salientou a mudança nas práticas dos docentes na transição do analógico para o digital e, consequentemente, dos espaços de aprendizagem (físicos e/ou virtuais). Na visão do aluno, os Manuais Digitais constituem uma mais-valia em todo o processo, alargando assim a forma de aprender, nomeadamente com a utilização dos recursos digitais que estes manuais têm agregados. Reforçou ainda a importância do uso de ferramentas digitais diversificadas de acordo com as intencionalidades didáticas, não descurando as vantagens que o analógico ainda nos proporciona.

Após a intervenção do aluno, os elementos da comunidade tiveram oportunidade para refletir, primeiro em pequeno grupo, sobre as ideias veiculadas pelo Guilherme, relacionando-as com as suas práticas e o modo de apropriação do digital pelos alunos e pelos docentes. Posteriormente, cada grupo apresentou as suas conclusões em plenário. Todos foram unânimes em considerar que o digital potencia as aprendizagens, permitindo a implementação de metodologias ativas ajustadas aos diferentes contextos. Foi também consensual a importância de os professores terem em consideração “a voz dos alunos” no decorrer do processo educativo.

Num segundo momento da sessão, foi apresentada uma proposta de um modelo para planificação de cenários de aprendizagem a pôr em prática. Já em grupos, por anos de escolaridade, os elementos da comunidade analisaram e sugeriram algumas alterações, tendo em conta o ano em que lecionam.

Foi mais um Encontro gratificante, denotando-se o crescente envolvimento dos elementos da comunidade e a satisfação por fazerem parte de um grupo que integra colegas de várias zonas do país.

(texto da autoria das formadoras Maria Manuel Santos e Célia Graça)