No dia 13/4/2024, os docentes pertencentes à Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo deslocaram-se à Escola Superior de Educação de Leiria, para mais uma sessão de trabalho.

Este foi um dia histórico para a nossa Comunidade, uma vez que contou, pela primeira vez, com todos os elementos que a ela pertencem. Assim, vários autocarros e carros, de várias zonas do país, rumaram a Leiria para um dia intenso de trabalho sobre as questões da Inteligência Artificial (IA) na Educação.

Da parte da manhã, tivemos a possibilidade de ouvir duas excelentes comunicações sobre esta temática, pelas Professoras Miguela Fernandes e Ana Fonseca. De seguida, realizamos um almoço, onde tivemos oportunidade de nos conhecermos um pouco melhor, e conversarmos sobre variadas questões. Da parte da tarde, em grupos, por anos de escolaridade, realizamos uma planificação de uma unidade didática, onde pensamos de que forma poderíamos incluir a IA no trabalho que é realizado pelos nossos alunos.

Muito obrigado a todos os colegas que se disponibilizaram para vir aprender, em conjunto, a um sábado. Muito obrigado à Direção da Escola Superior de Educação de Leiria e à Professora Ana Oliveira por nos terem recebido e por nos terem proporcionado um dia intenso de aprendizagem e reflexão.