No passado dia 27/2/2024, no rescaldo da visita à EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, os docentes pertencentes à Comunidade de Prática (ano 4) juntaram-se para refletir sobre algumas questões relacionadas com os espaços inovadores de aprendizagem.

Foi-lhes proposto que, em grupos, lessem um documento e, tendo por base esse mesmo documento e a visita realizada a Rio Maior, respondessem a algumas questões, apresentando posteriormente as conclusões de cada grupo ao grande grupo.

As questões foram as seguintes:

  • Como é que têm incorporado ou poderiam vir a incorporar estes ambientes educativos inovadores nas vossas práticas? Foquem a vossa atenção em exemplos concretos e tentem idealizar atividades que pudessem ser integradas nas aulas do 1.º ciclo, com recurso a estes espaços.
  • Que desafios enfrentaram ou acham que poderiam vir a enfrentar ao tentar incorporar estes ambientes nas vossas práticas? Como é que os poderiam superar?
  • Como é que estas questões dos ambientes educativos inovadores e das metodologias ativas têm sido trabalhadas ou pensam que poderiam ser trabalhadas nos vossos agrupamentos, tendo em vista a mudança de práticas?
  • Não existindo estes espaços nos vossos agrupamentos, que estratégias poderiam ser desenvolvidas para que pudessem levar algumas destas ideias para as vossas salas de aula?

As conclusões foram também colocadas num padlet colaborativo, que partilhamos aqui: https://padlet.com/joaogracio2/visita-ebi-fernando-casimiro-pereira-da-silva-rkooxmgokopt9prh

Foi um excelente momento de partilha e reflexão, que nos levou a pensar, inclusive, na exequibilidade e pertinência de algumas propostas que foram apresentadas, e a forma como esse trabalho pode ser realizado nos nossos agrupamentos.

Na próxima sessão, iremos fazer uma nova visita, desta vez a Leiria, para refletir sobre as questões da integração da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem.