Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 26 of 34

Sessão de Mentoria – grupo 19 (AE Navegador Rodrigues Soromenho)

Decorreu na quarta feira, dia 13 de março, mais uma sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais. Desta vez, foi o Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho o anfitrião desta sessão, na qual estiveram presentes representantes dos agrupamentos de escolas pertencentes ao grupo 19 (AE Maria do Carmo Serrote, AE Sampaio, AE Paulo da Gama e AE Pinhal de Frades, AE Vale Milhaços e AE Pedro Eanes Lobato).

Ao longo da manhã, foram apresentados os diferentes projetos e dinâmicas que decorrem no agrupamento, bem como a importância do PPMD no desenvolvimento de competências nos alunos.

De seguida, os presentes foram convidados a experimentar algumas das atividades que são desenvolvidas pelos alunos das turmas envolvidas neste projeto, recorrendo, para tal, a uma turma criada na plataforma Classroom, na qual puderam visualizar, não só os planos das atividades, mas também alguns guiões para a sua realização e as rubricas de avaliação.

Após um revigorante coffee break, oferecido pela escola anfitriã, que permitiu um convívio de carácter informal, seguiu-se um momento de reflexão e discussão em grande grupo sobre os trabalhos realizados e sobre as conclusões que cada um dos presentes pôde retirar desta experiência.

Sessão de mentoria – grupo 20 (AE Torrão)

No âmbito do Projeto Piloto Manuais Digitais (PPMD), ocorreu, no dia 8 de março de 2024, o quarto encontro do grupo de mentoria, que reuniu o AE Boa Água, AE Barbosa du Bocage, AE Luísa Todi, AE Torrão e AE de Santo André.

Desta vez, o encontro teve lugar na EB 2,3 Bernardim Ribeiro, no Torrão. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da escola e as várias salas onde o projeto está a ser implementado, visto que, neste agrupamento, todas as turmas estão envolvidas no PPMD.

Este encontro proporcionou um espaço para reflexão conjunta sobre o impacto e os desafios enfrentados na integração dos manuais digitais no processo de ensino e aprendizagem. Os representantes dos agrupamentos partilharam as suas experiências, destacando as estratégias adotadas e os resultados alcançados até ao momento. Houve uma troca de ideias e sugestões entre os participantes, visando otimizar a implementação do PPMD e maximizar os benefícios para os alunos e professores envolvidos.

A diversidade de perspetivas enriqueceu o debate, permitindo uma análise mais abrangente e a identificação de possíveis melhorias a serem implementadas nos próximos passos do projeto.

ACD “Cidadania Digital – Recursos para abordar o tema com os alunos”

A convite do Agrupamento de Escolas do Barreiro, desenvolvemos, no passado dia 1 de março, a ACD “Cidadania Digital – Recursos para abordar o tema com os alunos” com docentes de vários grupos disciplinares e anos de escolaridade.

Durante cerca de 3 horas, debatemos questões relacionadas com a cidadania digital, conversamos sobre questões como a Inteligência Artificial, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e o Projeto-Piloto Manuais Digitais, tendo sido também elaborados alguns planos de aula, que serão colocados em prática e apresentados na Semana dedicada ao Patrono, que o Agrupamento leva a cabo, todos os anos.

Muito obrigado pelo convite da Direção e pelo trabalho desenvolvido por todos os colegas presentes.

Capacitação Digital das Escolas – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades -Évora

E porque o trabalho em rede dos Centros de Competência não para, estivemos em mais um evento, no âmbito do Projeto de Transformação Digital das escolas.

Desta vez, a convite do colega José Calado, do centro de Competência TIC da Universidade de Évora, deslocámo-nos a esta cidade para, em conjunto com os elementos dos diferentes centros de competência, embaixadores digitais, equipas de desenvolvimento digital e elementos das direções de Agrupamentos da região do Alentejo, refletirmos sobre o impacto e as mais-valias da utilização das tecnologias em contexto educativo.

Durante este evento, que decorreu no dia 1 de março, na cidade de Évora, o CCTIC moderou um painel de partilha de práticas de implementação do digital, tendo também moderado um dos laboratórios de Diálogo com cenários de discussão, desta vez sob a temática “Metodologias Ativas de Aprendizagem: como potenciá-las através do digital ?”.

Foi mais um oportunidade de reflexão e partilha que esperamos tenha contribuído para o crescimento dos agrupamentos envolvidos.

ACD “A IA na Educação – o caso do ChatGPT”

No dia 28 de fevereiro, numa iniciativa que decorreu do projeto de mentorias do PPMD, os professores do Agrupamento de Escolas de Sampaio, do Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços e do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama tiveram a possibilidade de refletir sobre algumas questões relacionadas com a Inteligência artificial e de que forma é que a mesma poderá ser usada nas suas práticas letivas.

Durante cerca de 3 horas, os Professores Celestino Magalhães e Marco Bento falaram sobre a importância da mudança do papel do professor, das questões associadas à ética e à importância do trabalho relacionado com a cidadania digital.

Tiveram também a possibilidade de dar exemplos concretos de utilização de algumas ferramentas como: ChatGPT; Gamma, Gemini; Suno, Copilot e Magic School, respondendo, também, a questões dos professores presentes, de diferentes grupos disciplinares e níveis de ensino.

Muito obrigado ao Celestino e ao Marco por colaborarem com o CCTIC-ESE/IPS e por nos terem proporcionado um fim de tarde de muitas aprendizagens e reflexões.

Capacitação Digital das Escolas – Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades – Lisboa 2

Desta vez, foi a Escola Secundária Luís de Freitas Branco que acolheu mais um Evento Regional, no âmbito do Plano de Transição Digital. Este evento, o segundo dirigido a membros das direções e equipas PADDE da região de Lisboa e organizado pelo Centro de Competência em Tecnologias e Inovação  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (C2Ti), pôde contar com a presença do professor Dr. Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o qual realizou uma apresentação sob a temática : Inteligência Artificial no Apoio à prática docente.

Após um momento de partilha de práticas, foram realizadas sessões de reflexão conjunta em sala paralelas, partindo de cenários de discussão.

A professora Ana Chambel, em conjunto com a Embaixadora Digital do CFAE Calvet de Magalhães, Adelina Oliveira, moderou a sala em que a reflexão incidiu sobre o tema “O PADDE como estratégia de desenvolvimento digital da escola”, sendo este mais um momento de partilha e crescimento entre escolas, que se encontram a fazer o mesmo caminho e que enfrentam desafios semelhantes.

O Centro de Competência TIC de Setúbal congratula os colegas do C2Ti pelo sucesso do evento e agradece, mais uma vez, a oportunidade de fazer parte da sua dinamização.

« Older posts Newer posts »