Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 4 of 24

Sessão de Partilha – Líderes Digitais

Durante a manhã do dia 19 de fevereiro, decorreu, em formato online, mais uma sessão de partilha entre equipas de líderes digitais. Nesta sessão, os alunos, de escolas de vários pontos do país, foram convidados a partilhar as atividades que têm vindo a implementar junto das suas comunidade educativas com o apoio dos professores que os acompanham.

No período que decorreu entre as 9:30 e as 10:30, alunos Líderes Digitais de 5 agrupamentos (Agrupamento de Escolas Severim de Faria (Évora), Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (Montijo), Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro), Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia) partilharam um conjunto de atividades que implementaram durante este ano letivo nas suas escolas, desde a criação de folhetos e sessões para a comunidade, passando por vídeos e sessões de sensibilização para colegas e encarregados de educação, até à apresentação de músicas criadas com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial.

Este foi um momento muito rico que serviu não só para a partilha, mas também e sobretudo, para a reflexão sobre temas como o Bem-Estar online, a utilização dos telemóveis e os benefícios e riscos do digital no nosso quotidiano.

A equipa organizadora, composta por elementos do Centro de Competência de Setúbal e por elementos do Centro de Competência de Aveiro, agradece a presença de todos os envolvidos, com um especial agradecimento aos alunos António Pandeiro Gato, do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e Camila Domingues Ferreiro, Gabriel Rodrigues dos Santos Batista, Gabriel Rodrigues Teshirogi e João Caramujo Brazão Silva, do Agrupamento de Escolas de Mira, que moderaram a sessão de forma muito profissional.

Sessão de Partilha – Líderes Digitais Benjamins

No dia 19 de fevereiro, em formato online, realizou-se mais um momento de partilha de atividades decorrente da Iniciativa Líderes Digitais.

Nesta sessão, que decorreu entre as 11 e as 12 horas, os alunos líderes digitais benjamins, dos diversos agrupamentos de escolas envolvidos na iniciativa, tiveram a oportunidade de partilhar as atividades que têm vindo a ser realizadas nas suas escolas e nas suas comunidades.

Para esta sessão, pudemos contar com o apoio dos alunos Tiago Parreira de Sousa Rosa e Gonçalo Tavares Antunes, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo,  que moderaram a sessão de forma muito profissional, dando a palavra aos colegas líderes benjamins do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra e do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

Ambos os agrupamentos presentearam os cerca de 70 alunos que assistiram à sessão nas suas escolas, com exemplos de atividades inspiradoras tais como sessões de sensibilização, vídeos, músicas e coreografias alusivas à temática Bem-Estar online.

No final, o balanço foi muito positivo, havendo ainda espaço para questões e para partilhas entre os presentes que, desta forma, refletiram em conjunto sobre as questões relacionadas com a cidadania digital.

Webinar “Online well-being”

No dia 14 de fevereiro, a convite da Professora Mónica Velosa, estivemos envolvidos, em conjunto com o CCTIC da Universidade de Aveiro, na dinamização do webinar “Online well-being”, integrado num projeto eTwinning, que está a ser desenvolvido com escolas de Portugal, Turquia, Croácia, Albânia, Jordânia, Roménia e Ucrânia.

Durante cerca de uma hora, interagimos com diferentes turmas, de diferentes países e abordamos questões relacionadas com o bem-estar digital, deixando algumas ideias para discussão.

Respondemos também a algumas questões que nos foram colocadas e que, no nosso entender, contribuíram para uma manhã de reflexão em torno de uma temática tão importante e que merece um olhar cuidado por parte de toda a sociedade.

Sessões de Cidadania Digital – Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté

No dia 13 de fevereiro, estivemos na Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, na Charneca da Caparica, a convite da professora bibliotecária, para falar com os alunos sobre algumas temáticas relacionadas com a Cidadania Digital.

Da parte da manhã, conversamos com alunos de 5 turmas do 5.º ano de escolaridade sobre as potencialidades das tecnologias, mas também sobre alguns desafios como o bem-estar online, o bullying, o cyberbullying e os predadores sexuais.

Da parte da tarde, foi a vez de conversarmos com 2 turmas de alunos do 10.º ano de escolaridade sobre a dependência online, o equilíbrio entre o online e o offline, utilização de telemóveis, fake news, redes sociais e pegada digital.

Muito obrigado à Direção do Agrupamento pela forma como fomos recebidos e às professoras bibliotecárias Manuela de Fátima e Teresa Pombo.

Evento Regional de Lisboa (1) “Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”

No dia 12 de fevereiro, estivemos presentes no Evento Regional de Lisboa (1), um encontro que reuniu Diretores dos Agrupamentos, Coordenadores dos LED, Coordenadores do PADDE e membros das Equipas de Desenvolvimento Digital de escolas da zona de influência do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2Ti).

Durante o dia, tivemos a missão de moderar os Laboratórios de Diálogo “LED – Transformar Espaços de Aprendizagem com Tecnologias Digitais” e “Cidadania Digital – Segurança e Bem-Estar no Ambiente Digital”.

Muitos parabéns a toda a organização, que teve a missão de levar a cabo este encontro, que foi um fórum importante de partilha e troca de ideias e experiências sobre a utilização do digital, nos diferentes ciclos de ensino e grupos disciplinares.

ACD “Telemóveis nas Escolas – Desafios, Oportunidades e Boas Práticas”

No dia 11 de fevereiro, decorreu a 1.ª sessão da ACD “Telemóveis nas Escolas – Desafios, Oportunidades e Boas Práticas”, uma organização da rede CriA.On, da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Foram cerca de 85 docentes que estiveram presentes e que, durante 2 horas, refletiram sobre um dos desafios mais relevantes na educação atual: o acesso e uso de telemóveis em ambiente escolar.

Ao apresentar dados baseados em estudos, boas práticas e exemplos concretos, a formação forneceu contributos para a reflexão e ação das/os docentes. Visou também apoiar as escolas no desenvolvimento de políticas claras e eficazes para o uso dos telemóveis e contribuir para transformar os telemóveis de obstáculos em ferramentas pedagógicas efetivas.

A segunda sessão será já no próximo dia 18 de fevereiro, estando as vagas esgotadas, o que mostra o interesse que os nossos professores têm nesta temática.

« Older posts Newer posts »