Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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Webinar “Vamos conversar com… Digital Services Act”

No próximo dia 13 de novembro de 2024, entre as 18h00 e as 19h00, integrado na Iniciativa Líderes Digitais, iremos dinamizar o Webinar “Vamos conversar com… Digital Services Act”.

Nesta sessão, será abordada a temática do Digital Services Act, que é um dos temas que os Líderes Digitais podem trabalhar, durante o ano letivo 2024/25.

O Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores, especialmente para as crianças e jovens. 

Pode inscrever-se nesta sessão, através da plataforma de apoio à formação, disponível em: https://projetos.ese.ips.pt/acd. Depois de criar uma conta (para quem ainda não tem), deverá procurar o respetivo webinar e ser-lhe-á pedida uma senha de inscrição que é DSALD.

Em caso de dúvida, consulte, por favor, o seguinte guia de apoio à inscrição na plataforma/formação.

Projeto-Piloto Manuais Digitais

Durante o mês de Outubro realizaram-se, online, aquelas que foram as sessões iniciais de apoio às escolas envolvidas no Projeto Piloto Manuais Digitais. Nestas sessões, para além dos docentes das escolas e dos respetivos elementos das suas direções, estiveram também presentes elementos dos Centros de Competência de Setúbal, de Évora e Educom, os Embaixadores Digitais e alguns dos diretores dos Centros de Formação das áreas das escolas envolvidas.

Durante o ano letivo 2024/25, os Elementos dos Centros de Competência, à semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, irão organizar e apoiar sessões de debate, partilha e colaboração entre os grupos de escolas, promovendo a criação de redes de trabalho entre os docentes envolvidos neste projeto, os quais se encontram organizados em 5 grupos de colaboração, nos quais participam 22 agrupamentos das áreas geográficas de Setúbal, Alentejo e Algarve.

Concurso Nacional de Programação “A criar com Scratch!” – edição 2024/25

No ano em que se comemora o nascimento de Luís Vaz de Camões, a edição 2024/25 do Concurso Nacional de Programação “A criar com Scratch!” estará subordinada à temática “Os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões”.

Assim, aproveitamos para convidar todos os interessados a assistir à sessão de lançamento da Iniciativa, que decorrerá no próximo dia 7 de novembro, online, entre as 18h00 e as 19h00. Nesta sessão, como tem sido hábito nos últimos anos, teremos um orador convidado, que nos irá falar sobre a temática deste ano e responderemos a questões que nos sejam colocadas pelo público sobre o concurso.

Este ano, o orador convidado será o professor Jorge Borges, atualmente em funções no Plano Nacional de Leitura 2027.

A sessão, de acesso livre, será transmitida no canal YouTube do projeto EduScratch https://www.youtube.com/user/eduscratch e o site de apoio ao concurso é https://projetos.ese.ips.pt/acriarcomscratch/.

Esperamos que possam participar em mais esta edição do Concurso. Até ao dia 7 de novembro.

Webinar “Vamos conversar com… Cidadania Digital e Liderança Escolar”

No passado dia 24 de outubro, cerca de 130 professores estiveram presentes no Webinar “Vamos conversar com… Cidadania Digital e Liderança Escolar” e discutiram algumas questões relacionadas com a cidadania digital.

Durante duas horas, as professoras Sílvia Couvaneiro e Susana Senos conversaram com os participantes e refletiram sobre diferentes temáticas, trazendo evidências da investigação e pistas para o trabalho a realizar pelos professores nas suas escolas.

Proibir? Permitir? Discutir com os alunos, pais/encarregados de educação e professores como deve ser utilizado? Envolver ou simplesmente proibir? De que forma podem os agrupamento construir um plano de utilização do digital, integrando as questões da cidadania digital e envolvendo toda a comunidade educativa? Estas foram algumas das questões que foram abordadas e que devem ser alvo de discussão nos diferentes agrupamentos, sabendo que a escola tem um papel fulcral em todo este processo.

O CCTIC-ESE/IPS lançou este desafio aos professores presentes e prontificou-se para ajudar nesta discussão e na construção de um plano que seja capaz de dar resposta a todas estas questões.

Agradecemos a disponibilidade das nossas oradoras e a presença de todos os colegas em mais uma sessão de discussão e partilha.

Sessão de Lançamento – Iniciativa Líderes Digitais

A cidadania digital é uma área que assume cada vez mais importância na sociedade atual, sendo fundamental que as escolas trabalhem estas temáticas com os seus alunos, de forma responsável e ativa.

Foi no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área que o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, dinamizou, no passado dia 23 de outubro, a sessão que marcou o arranque daquela que será a 10.ª edição da iniciativa Líderes Digitais, uma iniciativa promovida pela equipa de Recursos e Tecnologias Digitais (ERTE/DGE) em colaboração com os dois centros de competência, que decorrerá durante o ano letivo 2024/25 e que procura chegar aos jovens das escolas portuguesas, de todos os níveis de Ensino.

Durante esta sessão, estiveram presentes cerca de 220 professores de todo o país que puderam assistir à apresentação da iniciativa, que teve como anfitriões os alunos Inês, Laura, Lara e Guilherme do Agrupamento de Escolas de Vialonga e que contou com os testemunhos dos alunos Luís e Tomás, do Agrupamento de Escolas de Vagos e do professor Márcio Amorim, do colégio Júlio Dinis, do Porto.

Numa segunda parte da sessão, os professores presentes puderam assistir a uma apresentação por parte do professor Doutor Cosmin Nada, especialista na área do Bem Estar Online, e discutir, em conjunto, os desafios e os riscos que se colocam ao nível da utilização do digital por parte dos jovens.

A equipa organizadora agradece a presença de todos nesta sessão, a qual, devido à sua elevada afluência, mostrou mais uma vez o interesse e a preocupação que os nossos professores têm em abordar estas temáticas com os seus alunos.

Deixamos ainda o link para o site da iniciativa, onde poderão obter mais informações e fazer a inscrição de turmas para esta 10.ª edição.

Webinar “Vamos conversar com… Potenciar o desenvolvimento das aprendizagens com recurso aos espaços LED”

Foram quase duas centenas de professores que marcaram presença naquele que foi o evento que marcou o arranque do acompanhamento e da colaboração entre escolas apoiadas pelo nosso centro de Competência TIC, no âmbito da iniciativa “Laboratórios de Educação Digital (LED)” promovida pela Direção Geral de Educação (DGE).

O encontro, organizado em estreita colaboração com os Embaixadores Digitais Eduarda Ferreira , Sofia Hortas, Bernardete Lopes, António Tomás e Rui Baltazar, iniciou com uma apresentação por parte dos professores Ana Paula Alves e Joaquim Trovão (em destacamento na DGE) que abordaram alguns aspetos relacionados com os LED: informações gerais, características específicas e organização dos espaços.

Num segundo momento, pudemos contar com o contributo de elementos das direções e de professores de três agrupamentos convidados (Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva e Agrupamento de Escolas de Rio Tinto) que, por já terem iniciado o processo de implementação dos seus LED, apresentaram o modo como o têm vindo a fazer nos seus Agrupamentos e a forma como têm vindo a trabalhar, de forma a integrar estes espaços no trabalho diário dos professores.

Ao longo do encontro, os presentes puderam ver respondidas algumas questões sobre esta iniciativa, quer por parte dos elementos da DGE, quer pelos professores presentes dos diferentes agrupamentos.

A sessão terminou com a apresentação de um espaço digital criado pela equipa do Centro de Competência, em articulação com os Embaixadores Digitais, que servirá de apoio ao trabalho a realizar pelas escolas e também de espaço de partilha de atividades, desafios e soluções.

A equipa organizadora deste encontro agradece a presença de todos os colegas e espera que este seja apenas o primeiro passo para a criação de uma rede de partilha e de trabalho colaborativo entre pares, naquela que pretende ser uma comunidade de escolas LED da região de Setúbal.

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