Esta página deixou de ser atualizada em setembro de 2023.
Devido a um problema no servidor, estamos ainda a tentar a recuperar o arquivo de janeiro a agosto de 2023.
Nova página do CCTIC https://projetos.ese.ips.pt/cctic/
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No passado dia 12/1/2023, estivemos na Escola Básica Antonio Matos Fortuna, em Palmela, para desenvolver a ACD “Primeiros Passos com a Robótica”, com educadores e professores do 1.º CEB.
Durante 3 horas, abordamos as questões da robótica educativa, discutimos práticas, levamos os educadores e professores a explorar, em grupo, diversos robôs e desafiámo-los a pensarem em atividades que possam ser desenvolvidas, nas suas salas de aula.
No final, todos os grupos apresentaram o trabalho realizado e pensamos que, a partir das ideias apresentadas pelos diferentes grupos, existem já atividades bastante concretas que serão realizadas, muito em breve.
Muito obrigado à professora Aida Graça, pelo convite, e pela forma fantástica como todas as colegas nos receberam.
No passado dia 11/01/2023, estivemos na Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, para a realização da ACD “Primeiros passos com a linguagem de programação Scratch”.
A sessão, com a duração de 1h30, contou com professores pertencentes ao grupo disciplinar de Matemática e foi muito participada, levando à discussão, numa primeira fase, sobre as práticas de sala de aula e reflexão sobre o trabalho realizado.
Num segundo momento, foi feita uma apresentação sobre as potencialidade da linguagem de programação Scratch. Os professores presentes realizaram um primeiro projeto, incluindo algumas personagens no mesmo, trabalhando, também, as questões do movimento, aparência e controlo.
Está prometido um novo regresso à Escola, num segundo momento, para trabalhar questões relacionadas com os operadores e as variáveis.
No passado dia 11/01/2023, pelas 18h00, teve lugar o lançamento da edição de 2022/23 da Iniciativa Lideres Digitais.
Este encontro reuniu os responsáveis pela iniciativa (Carla Lourenço, pela DGE; Isabel Cabrita e João Torres, coordenadores do CCTIC/UA e CCTIC-ESE/IPS, respetivamente e Maria José Loureiro, Susana Senos, Ana Chambel e João Grácio, docentes em mobilidade nos dois CCTIC, associados ao projeto).
Esta sessão, que teve também a participação da professora Elsa Maio e da aluna Líder Digital Maria Paulo, que apresentaram a sua experiência, no âmbito da iniciativa, foi moderada pelos alunos Líderes Digitais Joana Martins e Guilherme Santos (Embaixadores do “BIK Poject – Better Internet for Kids”) e acompanhada por 153 professores, de várias zonas do país.
A avaliação da sessão, feita pelos professores presentes, permite deduzir que a iniciativa vai contar com muitas escolas entusiastas.
Para saber mais sobre a iniciativa, nomeadamente o documento orientador ou o formulário para inscrição, pode aceder ao site de apoio à mesma, disponível em https://www.seguranet.pt/pt/lideres-digitais-seguranet.
Se não teve oportunidade de assistir ou quer rever a sessão de lançamento, pode aceder ao vídeo em https://youtu.be/WhGwu20dsqE.
Já estão disponíveis alguns “Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvidos pela Direção-Geral de Educação em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo FSE através do POCH.
Estes recursos de qualidade, de acesso livre, validados científica e pedagogicamente por académicos de reconhecido mérito junto dos seus técnicos especializados, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português.
Os RED para o 1.º ciclo do ensino básico – Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home, podem ser utilizados em diversos contextos.
Assim, no que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/science/perfil), onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento conceptual e curricular, bem como diversos recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker).
Na área dedicada ao Português, é possível encontrar recursos interativos que levem a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/VHeK8k6wnjQ5AFxaEhYh). Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita. A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases.
Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador – Cálculo mental; A agricultora – Localizar números na reta; O camionista – Organização de dados; O alpinista – Adição e subtração; O construtor – Multiplicação e divisão; O arqueólogo – Classificação de figuras; A arquiteta – Planificação de sólidos; A condutora de drone – Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista-Representações gráficas em OTD (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/4dqbEL90nyHFjP3FhGCz).
No site dos RED está, ainda, disponível um conjunto de guiões que poderão apoiar na utilização dos recursos (https://redge.dge.mec.pt/site/).
Disponibilizamos um cartaz e um panfleto sobre estes recursos.
Os Makerspaces ou Espaços Maker educativos marcam cada vez mais presença nas escolas, um pouco por todo o mundo, assumindo-se como espaços de aprendizagem ativa e de promoção de metodologias centradas na construção e colaboração.
Apresentam-se como locais de aprendizagem “mão na massa”, onde os alunos são responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem, levando, também, a alterações no papel do professor, que passa a ser um mediador e orientador, ao longo do processo de aprendizagem e do desenvolvimento dos projetos planificados pelos alunos.
Tendo em conta a relevância e importância desta filosofia de trabalho e da constituição destes espaços, o CCTIC-ESE/IPS pensou em construir e disponibilizar alguns documentos de apoio. Estes podem servir para quem está a iniciar a construção de um destes espaços, nas suas escolas, mas também como apoio a algumas atividades que podem ser implementadas, nos mesmos.
Este primeiro documento que facultamos faz uma apresentação sobre estes espaços, algumas configurações possíveis e o que é necessário para começar.
Descarregue aqui o documento: Formato Word | Formato PDF
No dia 22 de novembro de 2022, demos início às sessões da nossa Comunidade de Prática de Professores do 1.º CEB – 2022/23.
Esta formação, em modalidade de Oficina, marca o arranque do terceiro ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1-º CEB”, uma parceria entre os Centros de Competência TIC ESE/IP de Setúbal e o Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro.
O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas de per si, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.
As temáticas para este ano surgiram das necessidades e interesses dos membros da comunidade e são, entre outras:
Mais informações em https://projetos.ese.ips.pt/cpraticapeb/
“Agir para Transformar” foi o mote do desafio lançado aos embaixadores digitais que estiveram presentes na edição de 2022, do seminário de capacitação digital, que decorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na localidade de Vimeiro.
O CCTIC-ESE/IPS esteve presente neste encontro, que teve como objetivo proporcionar um momento intensivo de capacitação dos Embaixadores Digitais, ao nível do trabalho colaborativo, da comunicação institucional e do planeamento de ações a concretizar junto das escolas.
Ao longo de três dias, diferentes oradores partilharam a sua experiência e promoveram a reflexão, em torno de diferentes temáticas, num encontro que se espera ser gerador de mudança, partilha e capacitação das nossas escolas.
O CCTIC-ESE/IPS, para além do apoio à dinamização de diferentes atividades, deu também o seu contributo no painel “Comunidades de prática: aprendizagem em rede”, fruto da experiência adquirida, nos últimos anos, sobre esta temática. Continuar a ler
No próximo dia 23 de novembro, pelas 18h30, não perca a sessão de lançamento do concurso nacional de programação “A criar com Scratch!”, na qual falaremos sobre os planetas que estão fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas.
A edição de 2022-23 do concurso “A criar com Scratch!” terá como mote “Da luz à gravidade: como se estuda o Universo”, um tema inspirado no documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“.
Estudar o Universo é estudar o extremamente distante e ténue, e é muitas vezes estudar o que não se conhece, nem encontra paralelo na Terra. É esticar a física, a química, a geologia e a biologia aos seus extremos. A astronomia é multidisciplinar por natureza e são muitas as formas de estudar o Universo: começando pela radiação eletromagnética, desde as grandes ondas rádio aos energéticos raios gama, passando pela gravidade de Newton e de Einstein, até às recém-descobertas ondas gravitacionais e às partículas subatómicas que chegam à Terra diariamente. Telescópios (terrestres e espaciais) e os seus instrumentos, como espectrógrafos, detetores de partículas e de ondas gravitacionais, e modelos matemáticos são algumas das ferramentas utilizadas pelos investigadores.
Assim, a sessão de lançamento do concurso contará com a participação de Ana Rita Silva, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que nos falará sobre formas de descobrir e estudar estes planetas que estão fora do Sistema Solar.
O concurso “A criar com Scratch!” é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A sessão, de acesso livre, será transmitida no canal YouTube do projeto EduScratch https://www.youtube.com/user/eduscratch
Foi para um grupo muito motivado e participativo de professoras do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Palmela que, na quinta feira, dia 27 de outubro, a nossa equipa promoveu uma ACD sobre pensamento computacional.
Foi discutido o conceito e foram apresentadas várias propostas de atividades a implementar em sala de aula. No fim, refletimos sobre as potencialidades deste tipo de trabalho. Pensamos que todos as docentes ficaram com vontade de experimentar e continuaremos a acompanhar este trabalho, ao longo do ano. Em breve, voltaremos para uma sessão sobre Scratch e outra sobre Robótica Educativa.
O nosso muito obrigada pela forma entusiasta como fomos recebidos e um agradecimento à Direção do Agrupamento, por esta parceria. Continuar a ler
No passado dia 26 de outubro, estivemos na Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines, para desenvolver a ação de curta duração “Programar Com Scratch”, a pedido do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alentejo Litoral – CFAEAL.
Foi uma sessão muito interessante, com colegas muitos motivados e interessados na utilização da linguagem de programação Scratch. Ao longo de 3 horas, refletimos sobre diferentes formas de explorar o Scratch curricularmente, em diversos contextos, de forma a criar situações de aprendizagem e desenvolvimento da criatividade, baseados no trabalho de projeto.
Muito obrigado ao Centro de Formação pelo convite e a todos os professores presentes, pela forma como nos receberam. Continuar a ler
“Moving on towards ‘new normal’ in education” foi o tema do ICEM22 (The annual Conference of the International Council for Educational Media) que decorreu nos dias 12, 13 e 14 no Instituto Politécnico de Santarém.
Um encontro que permitiu aos participantes o contacto e a discussão sobre novas ferramentas e ambientes educativos bem como a partilha de práticas e estudos de caso sobre estratégias inovadoras de ensino apoiadas pela Tecnologia.
O CCTIC marcou presença neste evento, através da apresentação de três comunicações referentes ao trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior: “The Project “Líderes Digitais” (Digital Leaders) and education for citizenship“, pelo professor João Grácio, que partilhou também o projeto “A community of practice of primary school teachers – 2nd year of implementation” e ainda a apresentação “Reflections on a Scratch summer course: trainers’ perspectives” realizada pelo professor João Torres.