No dia 30 de março de 2022, pelas 17h30, reuniu-se a Comunidade de Professores do 1.º CEB (7.ª sessão de trabalho).

Nesta sessão, depois de um momento comum, para combinarmos a estrutura da mesma, dividimo-nos em pequenos grupos.

Na sala 1, os professores pertencentes ao grupo do 1.º e 2.º anos de escolaridade, partilharam com os colegas do grupo o resultado da implementação da atividade “figuras e cores” (planeada pelos mesmos, em sessões anteriores), realçando aspetos mais ou menos bem conseguidos e o que de mais positivo resultou da sua implementação, assim como os obstáculos que surgiram e a forma como foram superados.

Na sala 2, os professores pertencentes ao grupo do 3.º e 4.º anos de escolaridade, bem como de Inglês (1.º ciclo) e Ensino especial partilharam o resultado do trabalho “cuidar do que é nosso” (também planeado em sessões anteriores). Foram relatadas as dificuldades sentidas, bem como os pontos fortes identificados e adaptações feitas no decorrer da realização das atividades, resultantes de imprevistos ou de necessidades sentidas. Foram ainda analisados os diferentes níveis de cumprimento da atividade prevista, em resultado de diferentes opções, tanto pessoais, como logísticas. Mais do que uma meta a atingir, esta atividade foi um percurso onde todos puderam experimentar novas realidades.

Nessa partilha de práticas, é de realçar a riqueza das atividades, no que diz respeito ao desenvolvimento de competências digitais, de criação artística, de pensamento logico-matemático, entre outras, mas também a diferenciação de algumas questões, adaptadas às diferentes realidades das turmas envolvidas. Apesar de partirmos todos de uma mesma planificação, foi possível verificar que nem todos os professores realizaram as atividades da mesma forma, apresentando os ajustes necessários às características dos alunos, às suas necessidades e dando resposta às solicitações que iam surgindo, o que tornou ainda mais rica a partilha e a própria atividade, uma vez que surgiram respostas mais diversificadas, seja na parte plástica, seja na parte matemática e até mesmo no que diz respeito às ferramentas digitais utilizadas.

Num segundo momento, os grupos voltaram à sala principal e aí apresentaram aos restantes colegas o resultado da sua partilha em pequeno grupo.

Mais tarde, depois deste momento de partilha geral, onde cada um dos grupos deu a conhecer a forma como implementou a sua atividade e refletiu sobre ela, lançou-se o desafio de levar os membros da Comunidade a organizar um evento online de apresentação desta Comunidade de Prática e do trabalho aqui realizado, desafio esse logo aceite por todos os presentes.

Ainda na sala principal, foi combinada uma visita presencial à Escola da Ponte, no final do ano letivo, caso a nossa Comunidade possa ser recebida no referido estabelecimento. Dependendo desta situação, como alternativa, foi também abordada a possibilidade de visitar a escola da Boa Água, na Quinta do Conde, uma vez que seria uma mais-valia para todos, pelo facto de desenvolverem uma metodologia de trabalho ativa, utilizando, também, algumas ferramentas digitais em todo esse processo de ensino e aprendizagem.

Seguidamente, foram criadas novas salas simultâneas, para dar início aos trabalhos de preparação do encontro online. Nas 4 salas criadas, depois de uma discussão inicial sobre o que fazer, os membros começaram, desde logo, a planificação do trabalho a realizar e as primeiras ideias foram surgindo, tendo cada grupo definido a sua forma de organização, no sentido de continuar este trabalho até à próxima sessão.

Gisela Marmelo e João Bragança