Decorreu na passada terça-feira, dia 22 de novembro, a primeira sessão da formação “Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo – Metodologias de aprendizagem ativa e trabalho de projeto”.
Esta formação, em modalidade de Oficina, marca o arranque do terceiro ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1-º CEB”, numa parceria entre os Centros de Competência TIC ESE/IP de Setúbal e o da Universidade de Aveiro.
O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas de per si, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.
Assim, definimos como principais objetivos do projeto:
- Implementar uma pequena comunidade de prática com professores do 1.º ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TD;
- Construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TD assumam o seu papel de área de integração curricular transversal;
- Partilhar pequenos projetos comuns;
- Debater a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado);
- Divulgar o trabalho realizado nas páginas oficiais dos CCTIC da ESE/IPS e do CCTIC-UA e nas redes sociais;
- Alargar progressivamente a comunidade a outros membros.
As temáticas para este ano surgiram das necessidades e interesses dos membros da comunidade e são, entre outras:
- Ensinar com tecnologias digitais e metodologias de aprendizagem ativa;
- Ambientes híbridos de aprendizagem;
- Metodologia de trabalho de projeto;
- Probótica.
Deixe uma resposta