6.ª sessão da Comunidade (ano 4)

No dia 13/4/2024, os docentes pertencentes à Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo deslocaram-se à Escola Superior de Educação de Leiria, para mais uma sessão de trabalho.

Este foi um dia histórico para a nossa Comunidade, uma vez que contou, pela primeira vez, com todos os elementos que a ela pertencem. Assim, vários autocarros e carros, de várias zonas do país, rumaram a Leiria para um dia intenso de trabalho sobre as questões da Inteligência Artificial (IA) na Educação.

Da parte da manhã, tivemos a possibilidade de ouvir duas excelentes comunicações sobre esta temática, pelas Professoras Miguela Fernandes e Ana Fonseca. De seguida, realizamos um almoço, onde tivemos oportunidade de nos conhecermos um pouco melhor, e conversarmos sobre variadas questões. Da parte da tarde, em grupos, por anos de escolaridade, realizamos uma planificação de uma unidade didática, onde pensamos de que forma poderíamos incluir a IA no trabalho que é realizado pelos nossos alunos.

Muito obrigado a todos os colegas que se disponibilizaram para vir aprender, em conjunto, a um sábado. Muito obrigado à Direção da Escola Superior de Educação de Leiria e à Professora Ana Oliveira por nos terem recebido e por nos terem proporcionado um dia intenso de aprendizagem e reflexão.

5.ª sessão da Comunidade (ano 4)

No passado dia 27/2/2024, no rescaldo da visita à EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, os docentes pertencentes à Comunidade de Prática (ano 4) juntaram-se para refletir sobre algumas questões relacionadas com os espaços inovadores de aprendizagem.

Foi-lhes proposto que, em grupos, lessem um documento e, tendo por base esse mesmo documento e a visita realizada a Rio Maior, respondessem a algumas questões, apresentando posteriormente as conclusões de cada grupo ao grande grupo.

As questões foram as seguintes:

  • Como é que têm incorporado ou poderiam vir a incorporar estes ambientes educativos inovadores nas vossas práticas? Foquem a vossa atenção em exemplos concretos e tentem idealizar atividades que pudessem ser integradas nas aulas do 1.º ciclo, com recurso a estes espaços.
  • Que desafios enfrentaram ou acham que poderiam vir a enfrentar ao tentar incorporar estes ambientes nas vossas práticas? Como é que os poderiam superar?
  • Como é que estas questões dos ambientes educativos inovadores e das metodologias ativas têm sido trabalhadas ou pensam que poderiam ser trabalhadas nos vossos agrupamentos, tendo em vista a mudança de práticas?
  • Não existindo estes espaços nos vossos agrupamentos, que estratégias poderiam ser desenvolvidas para que pudessem levar algumas destas ideias para as vossas salas de aula?

As conclusões foram também colocadas num padlet colaborativo, que partilhamos aqui: https://padlet.com/joaogracio2/visita-ebi-fernando-casimiro-pereira-da-silva-rkooxmgokopt9prh

Foi um excelente momento de partilha e reflexão, que nos levou a pensar, inclusive, na exequibilidade e pertinência de algumas propostas que foram apresentadas, e a forma como esse trabalho pode ser realizado nos nossos agrupamentos.

Na próxima sessão, iremos fazer uma nova visita, desta vez a Leiria, para refletir sobre as questões da integração da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem.

Sessão de trabalho em Rio Maior (ano 4)

No dia 3/2/2024, os docentes pertencentes à Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo (ano 4) deslocaram-se à EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior.

Desta vez, a reflexão incidiu sobre os espaços inovadores de aprendizagem, sendo que os presentes tiveram a oportunidade de contactar com alguns desses espaços, existentes neste agrupamento, sendo guiados pela professora Cidália Marques, do Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de Santarém. Para além de ser a anfitriã desta visita guiada, forneceu ainda algumas pistas para a reflexão sobre as metodologias e as mudanças de práticas que estes novos espaços permitem.

Muito obrigado à Direção do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva e à professora Cidália Marques por nos terem recebido e por nos terem proporcionado um dia intenso de aprendizagem e reflexão.

3.ª Sessão da Comunidade (ano 1)

No dia 28 de novembro de 2023, decorreu mais um encontro da Comunidade de Prática do 1.º CEB. A sessão integrou todos os elementos da comunidade e contou com a presença do aluno Guilherme Santos, representante dos Líderes Digitais da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na ilha da Madeira.

Com a assertividade e a simpatia que o caracterizam, o Guilherme partilhou a sua perspetiva sobre a utilização do digital em contexto educativo. Assim, salientou a mudança nas práticas dos docentes na transição do analógico para o digital e, consequentemente, dos espaços de aprendizagem (físicos e/ou virtuais). Na visão do aluno, os Manuais Digitais constituem uma mais-valia em todo o processo, alargando assim a forma de aprender, nomeadamente com a utilização dos recursos digitais que estes manuais têm agregados. Reforçou ainda a importância do uso de ferramentas digitais diversificadas de acordo com as intencionalidades didáticas, não descurando as vantagens que o analógico ainda nos proporciona.

Após a intervenção do aluno, os elementos da comunidade tiveram oportunidade para refletir, primeiro em pequeno grupo, sobre as ideias veiculadas pelo Guilherme, relacionando-as com as suas práticas e o modo de apropriação do digital pelos alunos e pelos docentes. Posteriormente, cada grupo apresentou as suas conclusões em plenário. Todos foram unânimes em considerar que o digital potencia as aprendizagens, permitindo a implementação de metodologias ativas ajustadas aos diferentes contextos. Foi também consensual a importância de os professores terem em consideração “a voz dos alunos” no decorrer do processo educativo.

Num segundo momento da sessão, foi apresentada uma proposta de um modelo para planificação de cenários de aprendizagem a pôr em prática. Já em grupos, por anos de escolaridade, os elementos da comunidade analisaram e sugeriram algumas alterações, tendo em conta o ano em que lecionam.

Foi mais um Encontro gratificante, denotando-se o crescente envolvimento dos elementos da comunidade e a satisfação por fazerem parte de um grupo que integra colegas de várias zonas do país.

(texto da autoria das formadoras Maria Manuel Santos e Célia Graça)

2ª Sessão da Comunidade (ano 1)

Desta vez, a comunidade de prática reuniu por zonas geográficas, numa sessão mais pequena, em que cada turma reuniu com os colegas da sua área. Assim, no dia 14 de novembro, decorreram, ao mesmo tempo, várias sessões que, embora decorressem em salas diferentes (em Setúbal e Aveiro), produziram trabalhos em comum.

Nesta sessão, os elementos apresentaram-se, falaram sobre as suas experiências ao nível da utilização das tecnologias em sala de aula bem como de alguns receios e expectativas sobre a comunidade.

Num outro momento da sessão, foi construído, de forma colaborativa, um documento partilhado na drive com as 4 turmas, no qual se registaram alguns obstáculos ou desafios relativamente à utilização do digital no primeiro ciclo, assim como algumas soluções para os ultrapassar.

Foi uma sessão muito rica e que abriu as portas ao trabalho colaborativo que se espera desenvolver, ao longo do ano letivo.

2.ª Sessão da Comunidade (ano 4)

Foi num ambiente familiar e de boa disposição que o grupo de professores que compõe a comunidade de prática de 1.º ciclo (ano 4) se reuniu na passada terça feira, dia 7 de novembro, para dar início à discussão conjunta e à preparação de mais um conjunto de atividades com recurso ao digital.

Após a receção aos novos elementos, foram analisadas várias abordagens relacionadas com as metodologias ativas, as quais serviram de base para a construção de cenários a implementar junto das turmas dos professores envolvidos.

Os professores irão agora levar para as suas escolas as aprendizagens realizadas e enriquecer assim as práticas junto dos seus alunos.

Aguardem as próximas partilhas na nossa página !

« Older posts