Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Segundo encontro de partilha entre escolas

No âmbito da Iniciativa Líderes Digitais, realizou-se, no dia 24 de abril, o segundo encontro de partilha entre as escolas que fazem parte deste projeto.

Entre as 9h30 e as 10h40, os Líderes Digitais de 6 Agrupamentos de Escolas apresentaram o trabalho que têm vindo a desenvolver, com a moderação da aluna Ana Magalhães, do Colégio Júlio Dinis. Esta sessão contou ainda com a intervenção das Líderes Digitais Sofia Melo e Carolina Fernandez sobre a temática “Como contruir uma identidade digital positiva?” e dos Líderes Digitais João Lopes e Guilherme Santos sobre a temática “Inteligência Artificial: que vantagens e cautelas – onde ficam os direitos de autor?”.

De seguida, foi a vez dos Líderes Digitais Benjamins, entre as 11h00 e as 12h10. Nesta sessão, 5 Agrupamentos de Escolas partilharam o que têm vindo a realizar, no âmbito desta iniciativa, estando a moderação a cargo dos alunos Guilherme Ferreira e Maria Inês, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na Madeira. Fizeram ainda uma intervenção os Líderes Digitais Gabriel Tavares, João Neves e Ana Nunes sobre a temática “Respeitar os Direitos de Autor” e a Líder Digital Marta Gonçalves sobre a temática “Prevenir o Bullying e o Cyberbullying”.

Muito obrigado a todos os professores e alunos que, de Norte a Sul, fizeram questão de estar presentes nas sessões e que, todos os dias, trabalham, nos seus agrupamentos, para que estas questões da cidadania digital possam ser desmistificadas, levando a comportamentos atentos, seguros e saudáveis.

Sessão de Mentorias – Grupo 18 (AE Palmela)

Foi num ambiente de companheirismo e trabalho colaborativo que os elementos do grupo 18 , no âmbito do Projeto Piloto Manuais Digitais, do qual fazem parte equipas do AE de Palmela, AE Azeitão, AE Barreiro, AE D. João I e AE de Santo André, estiveram presentes em mais um encontro.

Desta vez, a sessão decorreu em Palmela, numa visita que teve início na Escola Básica Joaquim José de Carvalho e que terminou na escola sede do Agrupamento, a escola EB 2, 3 Hermenegildo Capelo, tendo ainda contado com uma breve passagem cultural na casa mãe da Rota dos Vinhos de Palmela.

Durante este encontro, os cerca de 20 docentes, representantes das equipas, puderam refletir e discutir diferentes aspetos relacionados com a crescente digitalização das escolas e com a inovação pedagógica que lhe está subjacente. Para esta discussão, foram convidados, pela escola anfitriã, elementos da Associação de Pais, do Centro de Formação Ordem de Santiago, da Autarquia e dos vários projetos que estão a ser implementados no Agrupamento.

Os presentes puderam ainda visitar uma sala de primeiro ciclo e usufruir de um momento musical dinamizado por alguns alunos do agrupamento.

No final da sessão, foi realizada, pela professora Sílvia Couvaneiro, uma apresentação alusiva ao tema Inteligência Artificial e o seu potencial ao nível da educação.

Os elementos do CCTIC agradecem a forma como foram recebidos e congratulam-se por poder fazer parte desta iniciativa, que tem vindo a revelar-se como uma mais-valia para as escolas envolvidas.

Painel de Avaliação Externa AE Boa Água

Na terceira semana de abril, o Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde, foi alvo de uma avaliação externa por parte de uma equipa da IGEC.

Sendo um dos parceiros deste Agrupamento, o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal esteve presente em duas das sessões que ocorreram durante esta avaliação, podendo, desta forma, testemunhar o excelente trabalho que o Agrupamento tem vindo a desenvolver, quer ao nível da implementação de metodologias ativas com recurso ao digital, quer ao nível da capacitação do seu corpo docente.

Agradecemos o convite e a possibilidade de poder fazer parte deste processo de avaliação e crescimento do Agrupamento de Escolas da Boa Água.

Cidadania Digital no Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra

No passado dia 26 de março, a convite do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, estivemos a falar com cerca de 20 professores sobre a importância do trabalho relacionado com a temática da Cidadania Digital.

Integrado num Projeto que o Agrupamento tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, onde pretende sensibilizar os professores, alunos e famílias para a utilização segura da Internet e dos telemóveis, discutimos o que pode ser realizado com e pelos alunos, alguns aspetos a ter em consideração e alguns materiais de apoio que podem ser utilizados.

Durante a conversa, partilhamos, também, o caderno de atividades que construímos em 2021 e que pretende ser uma base para o trabalho a realizar pelos alunos, no que diz respeito a 15 temáticas que consideramos fundamentais.

Muito obrigado pelo convite e esperamos ter contribuído, pelo terceiro ano consecutivo, para a discussão no agrupamento sobre a importância do trabalho relacionado com estas temáticas.

Sessão de Mentoria – Grupo 18 (Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro)

Decorreu na sexta-feira, dia 22 de março, uma sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais, na zona do Barreiro. O Agrupamento anfitrião foi o Agrupamento de Escolas de Santo André, que nos acolheu nas Instalações da Escola Básica 2/3 Ciclos da Quinta da Lomba. Estiveram presentes na sessão, além dos anfitriões da sessão, representantes do Agrupamento de Escolas de Azeitão, do Agrupamento de Escolas do Barreiro, do Agrupamento de Escolas D. João I e do Agrupamento de Escolas de Palmela. A sessão contou ainda com a presença da embaixadora digital Fortunata Beatriz e com a representação do CCTIC.

Podemos dizer que seguimos uma metodologia ativa. Os participantes foram convidados, no início, a usar um QR Code presente em cada uma das ilhas em que a sala estava dividida, que lhes dava as boas vindas e os convidava a sentarem-se em grupos heterogéneos. A partir daí, seguiram-se atividades que nos convidavam primeiro a trabalhar em equipa, na construção de uma torre com esparguete e outros materiais fornecidos, refletindo sobre a importância destas atividades e sobre o trabalho de grupo. A disposição da sala em que fomos recebidos convidava a isso, estando organizada em pequenas ilhas, cada uma delas com eletricidade que chegava por um fio pendurado no teto. Seguiram-se outras atividades em grupo, com partilhas em grande grupo, e a apresentação, pela escola anfitriã, de uma análise SWOT realizada pelas duas turmas do projeto e pelos professores envolvidos. A sessão terminou com um lanche reconfortante.

Não podemos acabar sem dar os parabéns aos anfitriões e a todos os envolvidos nesta sessão onde, pondo as mãos na massa, refletimos em conjunto sobre o trabalho feito e sobre o muito que temos ainda para fazer.

De notar ainda que, para além da Diretora do agrupamento que nos recebeu, que fez questão de estar presente e de acompanhar a sessão, estavam ainda presentes as diretoras de mais dois agrupamentos de escolas, o que, na nossa opinião, é sinal demonstrativo da importância que dão ao projeto.

Sessão de Mentoria – grupo 19 (AE Navegador Rodrigues Soromenho)

Decorreu na quarta feira, dia 13 de março, mais uma sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais. Desta vez, foi o Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho o anfitrião desta sessão, na qual estiveram presentes representantes dos agrupamentos de escolas pertencentes ao grupo 19 (AE Maria do Carmo Serrote, AE Sampaio, AE Paulo da Gama e AE Pinhal de Frades, AE Vale Milhaços e AE Pedro Eanes Lobato).

Ao longo da manhã, foram apresentados os diferentes projetos e dinâmicas que decorrem no agrupamento, bem como a importância do PPMD no desenvolvimento de competências nos alunos.

De seguida, os presentes foram convidados a experimentar algumas das atividades que são desenvolvidas pelos alunos das turmas envolvidas neste projeto, recorrendo, para tal, a uma turma criada na plataforma Classroom, na qual puderam visualizar, não só os planos das atividades, mas também alguns guiões para a sua realização e as rubricas de avaliação.

Após um revigorante coffee break, oferecido pela escola anfitriã, que permitiu um convívio de carácter informal, seguiu-se um momento de reflexão e discussão em grande grupo sobre os trabalhos realizados e sobre as conclusões que cada um dos presentes pôde retirar desta experiência.

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