Esta página servirá para partilhar alguns guiões produzidos pelos professores da Comunidade. Ao explorarem esses guiões, terão links de acesso a outros materiais produzidos, desde fichas de trabalho, questionários, ligações para o YouTube, jogos produzidos assim como elementos que nos podem ajudar a avaliar os alunos, como por exemplo rubricas de avaliação.
As ligações para os recursos foram partilhados em modo de visualizador, pelo que caso os queiram adaptar ao vosso contexto educativo, deverão efetuar uma cópia dos mesmos, antes de os poder alterar.
Terão também acesso a ligações para plataformas onde poderão desenvolver os trabalhos que são sugeridos.
O que se pretende é que exista uma exploração desses recursos e uma adaptação, tendo em conta as características do professor e dos seus alunos. Os tempos sugeridos são, assim, apenas um guia para o trabalho e podem ser adaptados, assim como aquilo que é proposto como atividades síncronas e assíncronas.
1.º Ano de Escolaridade
Guião 1
Exploração da obra “Todos no Sofá” (animais domésticos e selvagens), construção de livro digital e construção de animais com materiais reciclados. (Português, Estudo do Meio, Matemática, Expressões, TIC)
Guião 2
Exploração da obra “O ponto” de Peter H. Reynolds. (Português, Estudo do Meio, Matemática, Expressões, TIC)
Guião 3
Partindo da apresentação do Prezi sobre a vida de Piet Mondrian e suas obras, explorar as figuras
geométricas (características), as sequências e regularidades e as cores (primárias e secundárias) (Português, Matemática , Expressão e Ed. Plástica, TIC)
Guião 4
Consciência Fonológica – Descobre o Intruso (Português e TIC)
Guião 5
(Co)criar com IA: ilustrações com AutoDraw e música com Suno, a partir da obra “A girafa que
queria ter riscas” ( Português, Estudo do Meio, TIC, Artes Visuais,Música)
Guião 6
Atividade – Roda, Conta e Calcula (Matemática)
Guião 7
Exploração da obra “Era uma vez um cão” (Português, Estudo do Meio, Matemática, Educação artística, TIC, Cidadania e Desenvolvimento)
Guião 8
Exploração do conto “A arca de não é” com recurso a Inteligência Artificial (IA) (Português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, TIC)
Guião 9
Exploração do tema “Quem sou eu?” com recurso às ferramentas Wakelet e Pixton (Português, Estudo do Meio, Ed. Artística, TIC, Cidadania e Desenvolvimento)
2.º Ano de Escolaridade
Guião 1
Exploração da obra “A Manta” de Isabel Minhós Martins (Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação Artística , TIC)
Guião 2
Exploração da obra “EVA” de autoria e ilustrações de Margarida Botelho com recurso a Robótica educativa e Realidade Aumentada. (Português, Matemática, Estudo do Meio, TIC)
Guião 3
Atividade “Luísa Todi segundo o olhar de Picasso” (Matemática, Português, Artes Visuais e TIC)
Guião 4
Atividade “Os animais da nossa vida”, temática “Os seres vivos” partindo de uma obra de Gaudi (Português, Estudo do Meio, Artes Visuais, TIC)
Guião 5
Partindo do tema “Os animais”, exploram-se conhecimentos e ferramentas de Inteligência Artificial, começando pelo Português, com o texto descritivo, passando depois para as Artes Visuais e para a Música.
Guião 6
Exploração da obra literária “O novelo das emoções” de Elizabete
Neves. (Português, Educação para a Cidadania, Expressões Artísticas, TIC)
Guião 7
Exploração da história “O abelhurso” com recurso a ferramentas de IA (Português, Expressões Artísticas, TIC)
3.º e 4.º Anos de Escolaridade
Guião 1
Estudo dos sistemas digestivo e respiratório, a partir da apropriação de conhecimentos, envolvendo pesquisas, recursos online e materiais existentes na biblioteca, com a finalidade de criar animações pedagógicas dos sistemas referidos. (Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressão e Ed. Plástica e TIC)
Guião 2
A partir da exploração de uma apresentação sobre a vida e obra de Escher, pretende-se envolver os alunos em pesquisas online e promover a exploração do espaço e a forma, as pavimentações, as isometrias, módulos padrão e os palíndromos, através de diversas atividades, numa perspetiva
interdisciplinar. (Português, Matemática, Expressão e Ed. Plástic)
Guião 3
Partindo da problemática abordada no filme Climate Change – The Polar Bear’s Story, explora-se o tema “Alterações Climáticas” através da criação de conteúdos em diversas ferramentas digitais e da participação em atividades experimentais e de educação artística. (Estudo do Meio, Português, Cidadania e desenvolvimento, Inglês, Música)
Guião 4
Atividade “Cria a tua banda desenhada”
Com base nas instruções e com os critérios de avaliação apresentados na Classroom (ou noutra plataforma semelhante), os estudantes, individualmente ou em pequeno grupo, devem criar uma banda desenhada usando a aplicação Canva. (Português, Expressões Artísticas (Artes Visuais), TIC, Outras disciplinas mediante o tema definido por cada estudante)
Guião 5
Atividade “O Sistema Solar em estudo” para 4.º ano, com recurso a pesquisa a à ferramenta baamboozle. (Estudo do Meio)
Guião 6
Atividade “Questões para mentes curiosas” (Português, TIC, outras disciplinas mediante a questão explorada por cada estudante/grupo)
Guião 7
Construção de apresentação em formato digital alusiva ao tema “União Europeia” (Estudo do Meio, Português, Artes Visuais, TIC)
Guião 8
Atividade “Vamos ensinar polígonos aos robôs e aos computadores” – trabalho da temática figuras geométricas com recurso a robótica educativa (Matemática, Português,TIC)
Guião 9
Atividade “A aventura dos quadriláteros”, estudo das propriedades dos quadriláteros com recurso a diversas ferramentas digitais num modelo de estações rotativas (Matemática, Artes Visuais, TIC).
Guião 10
De acordo com a metodologia Puzzle de Aronson, os alunos pesquisam sobre a EUROPA, de
acordo com os seguintes tópicos: Países da Europa; Países da União Europeia; Bandeiras dos
países europeus e Localização de Portugal na Europa. (Estudo do Meio, Português e TIC)
Guião 11
Atividade sobre a temática Continentes e Oceanos que recorre à exploração do Google Earth e à ferramenta o Kahoot. (Estudo do Meio, Português e TIC)
Guião 12
Atividade “Ir à Lua com IA” – Estudo das fases da Lua, movimentos de rotação e translação com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial. (Estudo do Meio, Português e TIC)
Guião 13
Trabalho sobre a Orientação Espacial partindo da Leitura do texto “O segredo de Alice”, de Júlio Verne, com recurso à ferramenta Google Maps e a atividades de robótica educativa.(Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas, TIC)